Filho pródigo

São Paulo tem a reestreia do meia Kaká contra o Goiás

Conseguir a recuperação na tabela de classificação e apagar a derrota para a Chapecoense na semana passada já seriam motivos de sobra para moverem o São Paulo na partida deste domingo contra o Goiás, às 16 horas, no estádio Serra Dourada, em Goiânia, pela 12.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas o acordo costurado com o Orlando City que antecipou a estreia de Kaká trouxe um tempero especial para a partida. O meia volta ao clube que o revelou 11 anos após rumar para a Europa e o estrelato mundial.

É inegável que todas as atenções estarão sobre o camisa 8. Desde que acertou o seu retorno, Kaká tem monopolizado todas as atenções e desperta curiosidade até mesmo nos rivais para saber em qual forma ele irá se apresentar. Até aqui, os treinos indicam que o jogador demorará um pouco para ficar 100%, mas a velha qualidade técnica permanece a mesma.

Mas a entrada do meia não é uma simples adição ao time; para tentar extrair o seu máximo, o técnico Muricy Ramalho vai modificar a forma do São Paulo jogar. O esquema com dois pontas deixa de existir e, a partir deste domingo, dá lugar ao com dois meias e dois atacantes. Dessa forma, Osvaldo vai para a reserva e Kaká e Paulo Henrique Ganso serão os responsáveis pela articulação, ambos sem posição fixa. “A equipe está com muita mobilidade. Isso pode ajudar a confundir a marcação”, afirmou Alan Kardec, que fará dupla com Ademilson.

Apesar de ganhar um reforço de peso, a mudança na forma de jogar se transforma em uma incógnita já que a equipe treinou pouco nesse desenho e essa não foi a única alteração promovida por Muricy Ramalho – Rafael Toloi entrou na zaga e Rodrigo Caio foi avançado para o meio. O técnico, porém, não acredita que as mudanças abalarão a forma do time se comportar.

“Temos que ter variações, se ficarmos muito tempo da mesma forma facilita a marcação. Esse outro jeito é mais difícil para o jogador marcar, tem jogos que podemos atuar com dois (atacantes) mais enfiados, outros com os jogadores abertos”, analisou o treinador.

O fato é que o time estreia a nova formação sem sequer ter conseguido consolidar o esquema anterior. Não à toa a equipe tricolor voltou da paralisação da Copa do Mundo alternando uma grande atuação contra o Bahia com uma performance pobre diante da Chapecoense.

A expectativa é que a dobradinha Paulo Henrique Ganso-Kaká consiga enfim dar consistência e regularidade ao time. “São jogadores de grande qualidade e qualquer um gostaria de atuar ao lado deles”, elogiou Alan Kardec. Ao menos no que se viu nos treinos, os meias terão liberdade para entrar na área, um pedido frequente de Muricy Ramalho. “O Kaká já faz mais isso, por isso insistimos muito com o Ganso”.

ALERTA – O tropeço diante da Chapecoense deixou o time longe da briga pela liderança e um novo vacilo contra o Goiás pode complicar as pretensões à disputa pelo título ainda no começo da competição. A expectativa é que as dimensões grandes do gramado do Serra Dourada e a necessidade dos donos da casa saírem para o jogo abram os espaços que o São Paulo procura para o time conseguir desenvolver seu jogo. “Eles têm não só uma defesa muito boa como também atacantes rápidos, apesar de pequenos; acredito que quem for ao estádio verá um belo jogo de futebol”, projetou Muricy Ramalho.

Paraná Online no Facebook

Voltar ao topo