Balanço negativo

Até agora, Roth não conseguiu emplacar sua estratégia

O técnico Celso Roth faz, neste domingo, o seu 14º jogo à frente do Coritiba. Uma trajetória de três meses e meio marcada por um início razoável – sustentado por vitórias na Copa do Brasil – e um desempenho pífio no Brasileirão. O Verdão já completou oito rodadas seguidas na zona do rebaixamento. No domingo, o treinador terá pela frente o Grêmio, clube com o qual é muito identificado e onde realizou grandes campanhas. Até hoje, foram quatro passagens pelo clube gaúcho e dois títulos, do Gaúchão e da Copa Sul, ambos em 1999.

No Rio Grande do Sul – seja no Grêmio ou no Internacional – Celso Roth tem a fama de ser um técnico capaz de “transformar elencos” e resgatar equipes que estão em dificuldades. Na sua primeira experiência no futebol parananese, o treinador ainda não conseguiu colocar essa faceta à prova. Nem mesmo com a interrupção do Brasileiro, quando teve um mês para treinar a equipe, a transformação ocorreu. Frente a Figueirense e Botafogo, o Coritiba derrapou nos mesmos erros vistos na fase pré-Copa e que colocam o clube como um dos fortes candidatos à degola.

Até aqui, o rendimento do time é de 21,21%. Metade do mínimo necessário para se garantir na Série A na próxima temporada. Nesta trajetória, o Coritiba venceu apenas uma vez, jogando na Vila Capanema, frente ao Goiás (3×0). Jogando como visitante, a melhor atuação foi num empate por 2×2 com o São Paulo, no já distante 3 de maio (3ª rodada). Em quatro dos seis jogos fora de casa, o Verdão não conseguiu marcar um gol sequer. Roth já fez todas as variações possíveis, do 3-5-2 (diante do Atlético) ao 4-2-3-1, sem que os resultados se alterassem.

Um quadro que pode ser rotulado como improvável, em se tratando de Celso Roth. No Grêmio, logo em sua primeira passagem (em 1998), ele tirou o tricolor de situação difícil e chegou às quartas de final do Brasileiro, sendo eliminado pelo Corinthians. O treinador teve outras três passagens pelo clube gaúcho, sendo vice-campeão brasileiro em 2008, ano em que foi mantido pela diretoria, após fracassar no Gauchão e na Copa do Brasil. Na sua primeira experiência no futebol paranaense, o treinador ainda não conseguiu “personalizar” o time do Coritiba, que ocupa a vice-lanterna, à frente apenas do combalido Flamengo.

Para os supersticiosos, fica a esperança de que o Verdão repita o que fez no ano passado. Foi frente ao Grêmio – exatamente na 12ª rodada – que o Coritiba obteve a sua primeira vitória fora de casa (1×0, com gol de Deivid). Só que, diferente do que se vê agora, o clube brigava pelas primeiras colocações.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook