Pra reagir

Coritiba deve ter mudanças pra encarar o Botafogo

A derrota para o Figueirense abriu feridas e a aparente tranquilidade – durante os mais de quarenta dias de recesso – deu lugar à tensão. É neste clima que o Coritiba entra em campo hoje, às 21h, frente ao Botafogo, em Volta Redonda. Um quadro que pode acabar determinando profundas alterações na equipe. O técnico Celso Roth não deu pistas sobre a formação que inicia o jogo, mas há a possibilidade de trocas na lateral e no meio-campo. Isso, é claro, além de duas trocas forçadas.

O zagueiro Leandro Almeida, suspenso pelo terceiro amarelo, dá lugar a Luccas Claro. A expectativa maior, no entanto, fica para o setor ofensivo. Com dores nas panturrilhas, Keirrison foi vetado pelo departamento médico. Seu substituto imediato no jogo passado, Júlio César sequer foi relacionado para a viagem. As vagas foram ocupadas por Zé Love – recuperado de lesão – e Anderson Aquino, destaque da equipe “alternativa” no torneio disputado em Foz do Iguaçu.

O fraco desempenho do time após um mês “cheio” para treinamentos, porém, poderá até fazer com que Celso Roth opte por uma nova variação, sem um atacante de referência. Neste caso, o argentino Martinuccio poderia formar com Elber um ataque leve e rápido, numa proposta clara de explorar os contragolpes. No último treino antes da viagem para o Rio, o treinador não posicionou a equipe. No momento em que trabalhou lances de bola parada (defensiva), chegou a utilizar Norberto, Chico e Germano, talvez num indicativo de que poderá reformular alguns setores.

Roth falou claramente que não gostou do desempenho técnico de Reginaldo. Com isso, Norberto pode ganhar nova oportunidade na lateral-direita. No meio, Chico e Germano seriam opções para as vagas de Baraka e Gil, que não tiveram um bom desempenho quarta-feira. Principalmente Gil. Jogador de confiança de Celso Roth até então, o volante errou muitos passes, não se encontrou na partida e foi facilmente envolvido pelos meias da equipe catarinense.

A sua escalação, aliás, foi uma surpresa de última hora. Durante a maior parte da intertemporada, Germano formou com Baraka a dupla de volantes, já que Gil vinha num processo de recuperação física. As mudanças, se confirmadas, seriam uma forma explícita de Roth mostrar seu descontentamento com a apatia na última jornada. Após a quinta derrota, ele disse estar “profundamente decepcionado”.