Brasil x Holanda

Mané Garrincha deve ter lotação máxima para disputa do 3º lugar

Com ingressos esgotados na página da Federação Internacional de Futebol (Fifa) na internet, a disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo deverá levar o Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, à lotação máxima, com público de aproximadamente 70 mil pessoas.

A disputa será entre Brasil e Holanda, que começam a jogar às 17h. A partida de hoje é a sétima da Copa do Mundo realizada do Mané Garrincha.

Assim como nos jogos anteriores na cidade, policiais militares estarão nos arredores do estádio para dar apoio à organização do evento – especialmente em relação ao acesso ao Mané Garrincha com ingressos falsos ou com problemas de identificação. No local, haverá mais de 3,4 mil profissionais em serviço, dentro e fora do estádio.

Não é permitido entrar no estádio com latas, copos, garrafas, coolers, caixas de isopor, fogos de artifício ou similares, armas, carrinhos, filmadoras ou máquinas fotográficas com mais de 20 centímetros, lasers, artefatos explosivo ou similares, animais (exceto cães-guia),  bolsas e mochilas com mais de 40 centímetros, sprays e tubos de aerosol, malas, caixas ou similares. Essas proibições são estabelecidas pela Fifa e valem para todos os estádios de todas as cidades-sede da Copa do Mundo. No jogo deste sábado, também serão proibidos cartazes de qualquer tamanho.

Em relação às crianças, a Secretaria de Segurança do Distrito Federal recomenda que elas sejam identificadas com nome e número de telefone para contato.

Por causa do grande fluxo de torcedores, a recomendação é que as pessoas cheguem cedo ao estádio. A partir das 14h, os acessos à arena já estarão liberados. Mesmo do lado de fora, há atrações para os torcedores até a hora do jogo – como as tendas de patrocinadores da Copa. Próximo ao estádio, há ainda a Torre de TV, com praça de alimentação, comidas típicas brasileiras e lojas de artesanato.

O esquema de segurança no local está montado desde a meia-noite deste sábado. O perímetro em volta do estádio está interditado, com diversas vias de acesso fechadas.

A orientação das autoridades é que, para chegar ao local, o público dê preferência ao metrô ou ônibus. As linhas do metrô funcionam hoje das 6h às 23h30, por R$ 3. As linhas de ônibus funcionam normalmente – o trajeto que passa pelo Eixo Monumental, entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Palácio do Buriti, terá um pequeno desvio com a interdição da via, mas segue ao mesmo destino.

Há pontos de ônibus para levar os torcedores dos estacionamentos do Parque da Cidade e da Feira da Torre de TV até os portões do estádio, sem custo. De outros locais, os torcedores deverão seguir a pé.

Os principais pontos para estacionar próximos ao estádio são os do Parque da Cidade, com capacidade para 10 mil veículos.

Além do parque, outras opções são a plataforma superior da rodoviária e os estacionamentos do Setor Comercial Sul, dos setores de Rádio e TV Sul e Norte e dos setores hoteleiros Sul e Norte.  No total, há cerca de 19 mil vagas disponíveis nas imediações do Mané Garrincha.

No estacionamento em frente ao Colégio Militar de Brasília (CMB), no início da Asa Norte, próximo ao estádio, há espaço para veículos e transporte especial para levar pessoas com deficiência até o local do jogo. Nesse estacionamento, há uma linha de ônibus especial, com veículos adaptados para cadeira de rodas. O serviço é gratuito e os ônibus saem a cada 15 minutos. Os acompanhantes também podem usar o serviço.

Paraná Online no Face,book