Perda para o Esporte

Comentarista ‘Doutor Osmar’ de Oliveira morre aos 71

Morreu nesta sexta-feira, aos 71 anos, o médico e comentarista esportivo Osmar de Oliveira. Doutor Osmar, como também era conhecido, estava internado em São Paulo desde 13 de maio, quando se submeteu a uma cirurgia para a retirada de tumor na próstata. Ele também sofria de problemas pulmonares.

Doutor Osmar foi médico do São Bento, tradicional equipe de Sorocaba (SP) em 1968. Trabalhou no Corinthians de 1969 a 1977 e na seleção brasileira de basquete antes de se tornar comentarista esportivo. Depois, participou da cobertura de nove Copas do Mundo, oito Olimpíadas e seis Jogos Pan-Americanos, além de vários campeonatos mundiais de diversas modalidades.

Um dos destaques de sua carreira jornalística foi a divulgação do doping de Ben Johnson durante os Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Foi dele também a narração do histórico título pan-americano com a seleção brasileira masculina de basquete em 1987, em Indianópolis, quando o time de Oscar Schmidt venceu os EUA.

Doutor Osmar foi o responsável pelo departamento antidoping da Federação Paulista e médico do COB de 1980 a 1988. Como jornalista, trabalhou em todos os grandes canais abertos. Sua carreira teve início em 1978, na TV Gazeta, enquanto cursava jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, no mesmo prédio.

Em 1981, foi contratado pela TV Globo. Três anos depois passou para a TV Bandeirantes. Em 1986, chegou ao SBT, onde permaneceu até 1989, quando se transferiu para a TV Manchete. Em 1992 retornou ao SBT, passando pelo extinto canal PSN e pela Cultura em 2000. Na Record, em seguida, ficaria sete anos. Sua última empresa foi a Rede Bandeirantes.

A morte do médico é a segunda grande perda na equipe esportiva da Band este ano. Antes da primeira rodada do Brasileirão, faleceu o locutor Luciano do Valle. Osmar foi o primeiro narrador do Show do Esporte, a jornada esportiva dominical comandada por Luciano.

Paraná Online no Facebook