Ajustes finos

Coritiba enfrenta o Paraná Clube para acertar últimos detalhes

O Coritiba faz hoje o seu último teste antes do retorno ao Brasileirão. O jogo-treino contra o Paraná Clube – às 15h, no Couto Pereira – servirá para que o técnico Celso Roth faça alguns ajustes, de olho no Figueirense, seu adversário na quarta-feira. Ao longo de toda a intertemporada, o treinador manteve a mesma base utilizada na única vitória da equipe nesta Série A. As exceções ficam por conta da presença de Leandro Almeida na zaga (agora na vaga de Luccas Claro, já que Welinton foi mantido) e a entrada de Elber no ataque.

Com um jogador de velocidade – que ganhou a posição de Zé Love -, o Coritiba poderá passar do 4-2-3-1 para o 4-4-2. A intenção de Celso Roth é evitar um time previsível. Na prática, o treinamento desta tarde é o de maior dificuldade. Além da natural rivalidade, o Paraná Clube (mesmo vivendo uma fase financeira terrível) é um time de Série B. Até aqui, nesta fase de preparação, o Verdão venceu o Foz (4×0), da segundona paranaense, e o Camboriú (3×0), que luta para retornar à primeira divisão de Santa Catarina. Jogadores e comissão técnica sabem que o clube não pode errar nas primeiras rodadas desta nova etapa.

“Temos que conquistar a confiança da nossa torcida. O grupo tem qualidade, mas teve alguns deslizes nas primeiras rodadas. Não podemos permitir que isso se repita”, comentou o experiente Germano, numa referência direta aos tropeços em casa. Nos três jogos disputados no Couto Pereira, o Coritiba somou apenas dois pontos, num aproveitamento muito abaixo da média histórica do clube. “Não vencer em casa, numa competição equilibrada como o Brasileiro, é inadmissível. Por isso, temos que começar com tudo essa nova etapa. Até porque, depois faremos dois jogos seguidos fora”, lembrou Germano.

Após encarar o Figueirense (lanterna, com quatro pontos), o Verdão vai ao Rio para pegar o Botafogo (13º, com nove) e a Porto Alegre, onde enfrenta o Grêmio (6º, com quinze). “Nosso foco, hoje, é sair de uma posição incômoda. Vamos pensar jogo a jogo”, comentou o ala Dener. O jogador, após um período de adaptação, conseguiu conquistar a preferência de Celso Roth e é o titular da lateral-esquerda. Em relação ao início dos trabalhos desta comissão técnica, as alas são os setores com maior transformação, com Reginaldo se firmando como titular da ala-direita. “O time está bem ajustado, com boas variações pelos lados. Acredito que hoje já temos uma boa sincronia, atacando e marcando com equilíbrio”, avaliou
Reginaldo.