Opinão de quem entende

Especialistas apontam os erros cometidos no futebol brasileiro

Marcelo Ortiz

Coordenador de Esportes da equipe Tribuna 98

“A conquista da Copa das Confederações acabou mascarando as falhas e os erros da seleção brasileira. Teremos um lado positivo dessa derrota pela maneira que foi. Definitivamente o futebol brasileiro terá que ter novos rumos. Pior do que aconteceu não vai acontecer. Se não tiver uma mudança na CBF, no comportamento dos dirigentes do nosso futebol, teremos outros desastres como esse”.

Sicupira

Ex-jogador e comentarista esportivo

“O Brasil precisava de uma derrota dessa. Foi benéfico. Nossos treinadores precisam se reciclar. A seleção  brasileira não tomou mais porque a Alemanha foi cavalheira e nos poupou de uma vergonha maior. É preciso de uma mudança no comando da CBF e colocar no comando um cara do meio e que conheça o dia a dia do futebol. São pessoas no comando ganhando um monte e fazendo uma vergonheira dessas. Não da mais para aguentar”.

Caio Júnior

Técnico de futebol

“Independentemente do resultado do jogo do Brasil, o futebol aqui sempre precisa buscar melhorar. Falta muita coisa, principalmente em termos de calendário dentro do futebol brasileiro. Está tendo uma pressão do Bom Senso FC e é possível que tenhamos melhorias já no ano que vem. A cultura do Brasil não permite copiar o estilo da Alemanha, onde toda a base joga no país. Na seleção atual, 90% do time joga na Europa”.

Borba Filho

Ex-técnico de futebol

“Estava preocupado desde o começo com o oba oba que estava acontecendo na concentração da seleção brasileira. Faltou seriedade para exercer a atividade do trabalho. Faz muito tempo que não chegamos com propriedade em campeonatos de base. Viramos fregueses dos mexicanos aqui no continente americano. É preciso fazer uma mudança total, a partir da categoria de base, sem a interferência dos empresários, que tomaram conta do nosso futebol”.

Gilson Kleina

Técnico de futebol

“Precisamos dessa reformulação, mas com calma e tranquilidade. É preciso resgatar a essência do futebol brasileiro em um trabalho conjunto das federações e da CBF, para instituir o Campeonato Brasileiro e as competições regionais mais qualificadas. É preciso exigir maior permanência dos jogadores de qualidade no país e ter limite de idade para deixar o Brasil. É preciso maior investimento nos treinadores. Perdemos para a Alemanha, que se reestruturou em um projeto de oito a dez anos”.

Romário

Ex-jogador de futebol e deputado federal

“Nosso futebol vem se deteriorando há anos, sendo sugado por cartolas que não têm talento para fazer sequer uma embaixadinha. Ficam dos seus camarotes de luxo nos estádios brindando os milhões que entram em suas contas. Um bando de ladrões, corruptos e quadrilheiros! Estou há quatro anos pregando no deserto sobre os problemas da Confederação Brasileira de Futebol, uma instituição corrupta gerindo um patrimônio de altíssimo valor de mercado, usando nosso hino, nossa bandeira, nossas cores e, o mais importante, nosso material humano, nossos jogadores”.