Estrela da Copa

Saída de Neymar quase ofuscou jogão da semifinal

A fratura de uma das vértebras do atacante Neymar e a saída precoce do camisa 10 da seleção brasileira da Copa do Mundo tomaram conta dos principais noticiários do país nos últimos três dias. Em algumas situações, a lesão do craque e artilheiro do Brasil no Mundial com quatro gols, chegou a ultrapassar o nível de importância do que a partida de hoje, às 17h, diante da Alemanha, no Mineirão, valendo uma vaga na grande final do maior torneio de futebol do planeta.

Anteontem, dois dias depois do jovem atacante da seleção brasileira sofrer a lesão no final da partida contra a Colômbia, em Fortaleza, surgiu a especulação de que Neymar poderia atuar na decisão da Copa do Mundo caso o Brasil passasse pela Alemanha. Porém, o médico da seleção, José Luiz Runco, desmentiu prontamente a informação e frisou que colocar o camisa 10 em campo em uma eventual final poderia prejudicar a carreira de Neymar.

Torcedores e a mídia em geral, nos últimos dias, chegaram a falar que o volante colombiano Zuñiga, responsável pela saída de Neymar da Copa, foi um dos maiores vilões da história do futebol brasileiro. O jogador, que de fato exagerou na entrada por trás sobre o camisa 10 da seleção brasileira e que sequer foi punido pelo árbitro Carlos Velasco Carballo, da Espanha, também não será penalizado pela Fifa.

Com a participação do craque vetada pelos médicos, o técnico Luiz Felipe Scolari terá que se virar com o grupo que tem na mão para tentar vencer a Alemanha e colocar mais uma vez o Brasil na finalíssima da Copa do Mundo. Entretanto, apesar de toda a lamentação da torcida brasileira e da mídia em geral com a ausência de Neymar, o Brasil terá a chance de provar que não depende apenas de um jogador para ser campeão mundial.

Nos dois últimos jogos, contra o Chile, pelas oitavas de final, quando a seleção brasileira se classificou nos pênaltis, e diante da Colômbia, Neymar não esteve bem, não repetiu as grandes atuações de outras jornadas, mas mesmo assim o Brasil se classificou para a semifinal da Copa do Mundo. Porém, diante da Alemanha, o técnico Joachim Löw não terá que colocar pelo menos dois jogadores na marcação do camisa 10 e poderá reforçar o setor defensivo diante do time de Felipão.

1962

Guardada as devidas proporções, na Copa do Mundo de 1962, disputada no Chile, a seleção brasileira perdeu Pelé ainda na primeira fase. O temor naquela oportunidade foi parecido com o cenário atual, mas o Brasil se superou, venceu grandes adversários e conquistou o título do Mundial daquele ano com Amarildo substituindo o Rei do Futebol. Assim, a partir de agora, caberá a Hulk, Oscar, Fred e companhia, a missão de assumirem o papel de Garrincha, Vavá e Didi daquele ano, que conduziram o selecionado brasileiro ao segundo título mundial.