Arte da Guerra

Celso Roth começa a mexer os ‘pauzinhos’ no Coxa

O técnico Celso Roth quer um Coritiba menos “engessado” para a retomada do Campeonato Brasileiro. A ideia do treinador é fazer com que o seu time tenha duas ou três variações táticas para emplacar uma sequência de bons resultados, na tentativa de fuga das últimas colocações. Por isso, a montagem da equipe ganha intensidade a partir da próxima semana, com muitos treinos táticos e três jogos-treinos antes do confronto com o Figueirense, no dia 16 de julho, no Couto Pereira.

“Essa Copa do Mundo serve de exemplo. O volume de informação é impressionante. Todos sabem tudo das seleções. Dos bastidores ao plano tático. Isso vale também para os clubes”, comentou Roth. “Vejo a necessidade de se trabalhar com todas as alternativas possíveis. E, de preferência, com os mesmos jogadores”, apontou. O treinador, desde a sua chegada, sempre teve no 4-2-3-1 o esquema “de segurança”. Foi assim ao longo das nove rodadas do Brasileiro e nos jogos da Copa do Brasil.

O ponto alto ocorreu quando o treinador conseguiu uma estabilidade com Gil e Robinho atuando como meias “abertos” pelos flancos. A saída dos dois, por lesão, gerou um desequilíbrio grande e foi aí que o Verdão caiu de rendimento no Brasileiro e ficou relegado à zona do rebaixamento. “Para usar um termo muito utilizado, todo clube busca um encaixe das peças. A partir daí, temos que ter um bom entendimento de grupo para sair do 4-2-3-1 para o 4-3-3 e, por que não?, o 3-5-2. Afinal, nessa Copa tem seleção utilizando este esquema com sucesso”, comentou Roth.

Além do ajuste tático, o treinador terá ganhos pontuais. Na cabeça-de-área, ele ganhou o reforço de Hélder. Já para o setor ofensivo, as opções de Elber e Martinuccio darão uma nova configuração ao Coritiba. A diretoria ainda não oficializou a negociação, mas o meia-atacante argentino chegou ontem em Curitiba e realizou os exames médicos de rotina. Mesmo faltando ainda a contratação de um centroavante, Roth acredita que já possui um grupo sólido o suficiente para uma campanha “sem sustos”.

A estratégia de jogo ideal – e suas variações – será testada em três jogos-treinos já definidos. O Coritiba irá encarar o Foz do Iguaçu (01/07), Camboriú (03/07) e Paraná Clube (10/07). Atividades estão programadas para o Couto Pereira, onde o Verdão já voltou a trabalhar ontem. Desde o dia 22 de maio o estádio estava sob os cuidados da Fifa para a realização de treinos das seleções que atuaram em Curitiba durante o Mundial.