Quem poupa tem

Claudinei Oliveira pode preservar titulares no Tricolor

O técnico Claudinei Oliveira pode preservar alguns titulares para o jogo de amanhã, às 21h, na Vila Capanema, diante do Joinville, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. A ideia do treinador é poupar atletas que estejam mais desgastados fisicamente e propensos a ter uma lesão.

Sendo assim, Claudinei irá conversar com André Fornaziero, responsável pelo Departamento de Fisiologia do Paraná. A intenção é saber o quanto o grupo está cansado com a sequência de jogos, treinamentos e viagens. “Talvez a gente abra mão de algum atleta para evitar uma lesão ou deixar alguém no banco de reservas pensando em preservar fisicamente os jogadores. São poucos dias para recuperar e temos que ter este discernimento até porque a temporada é muito longa”, disse o treinador paranista.

O calendário do futebol em 2014 é diferenciado devido a Copa do Mundo. Com a paralisação, o Campeonato Brasileiro da Série B não terá rodadas por um mês e doze dias. O retorno acontece no dia 15 de julho, ou seja, serão mais nove rodadas antes do evento mundial. “Tem poucos jogos, mas a sequência é grande até pela Copa do Brasil e qualquer lesão neste curto período pode atrapalhar depois. Temos que ter cuidado e principalmente, passar confiança para aqueles titulares que caso deixem o time por uma questão física, na outra rodada irão voltar à equipe”, afirmou Claudinei Oliveira.

Com o começo da Série B e tendo o jogo realizado contra a Ponte Preta pela Copa do Brasil, o Paraná em sete dias entrará em campo três vezes já contabilizando a partida de amanhã. Pesa contra ainda, o desgaste da viagem para São Luís, acumulando 6504 quilômetros entre ida e volta da capital maranhense.

Os jogadores que mais atuaram este ano foram Marcos, o zagueiro Brinner, o lateral Breno, o volante Cambará, o meia Lúcio Flávio e o atacante Giancarlo.