Desafio

Invicto no Alviverde, Roth se prepara para encarar o Santos

O Coritiba busca no próximo sábado – às 18h30, no Couto Pereira – a sua primeira vitória neste Brasileirão. Na prática, o jogo pode ser considerado o primeiro grande teste para o time de Celso Roth. O treinador está invicto à frente do Verdão, com uma vitória e um empate. Os resultados, porém, foram conquistados diante de equipes menores do futebol brasileiro, Cene (pela Copa do Brasil) e Chapecoense. Desta vez, o duelo será frente ao Santos, apontado como o clube nacional com o maior poder de revelar talentos.

No treinamento de ontem, o treinador já deu mostras do que pretende. Uma alteração, em relação ao empate em Chapecó, é certa: Zé Love ganha a condição de titular, na vaga de Roni. Se o time perde um pouco em mobilidade e velocidade ganha, no ‘poder de fogo’. Na última partida, Zé Love entrou apenas aos 20 minutos do segundo tempo, mas a partir daí foi o jogador que mais arriscou finalizações. Hoje, melhorar o desempenho ofensivo é o grande desafio de Celso Roth, que precisou de pouco mais de dez dias para acertar o sistema de marcação.

‘Era uma necessidade, pois estávamos sofrendo gols bobos’, lembrou o zagueiro Leandro Almeida, que diante da ausência de Alex assumiu a braçadeira de capitão. ‘O Roth já me conhece dos tempos de Atlético Mineiro. Lá, também fui seu capitão. É uma responsabilidade a mais e também motivo de orgulho’, disse o xerifão coxa-branca. Desde a chegada do treinador – para muitos apontado como retranqueiro -, o Coritiba não sofreu gols. ‘Estamos melhor protegidos, com o Baraka e o Chico ali na frente’, disse Leandro, numa referência à dupla de volantes.

No treino de ontem, em muitos momentos, o time se posicionou em duas linhas de quatro marcadores, com Robinho e Gil fechando as laterais do campo. Um indício de que mesmo em casa o Verdão terá cautela diante de um time veloz e incisivo. A partir da posse de bola, a cobrança de Celso Roth estava sempre na transição em velocidade, com o avanço de ao menos um volante pela faixa central e a constante mobilidade pelos flancos, com Gil e Robinho e também dos laterais Victor Ferraz e Carlinhos.

Já à vontade no comando do time – e sem errar um nome sequer – Celso Roth não economizou nas cobranças. Qualquer erro – de passe, posicionamento ou finalização – era duramente repreendido pelo comandante. ‘É uma cobrança positiva e igual para todos. Você pode estar treinando bem, mas se comete um erro já leva um xingão. É bom pra ficar sempre esperto’, concluiu Leandro Almeida. A comissão técnica comanda mais duas sessões de treinamentos visando o Peixe, mas o time, ao que tudo indica, já está escalado para o duelo de sábado.