Acelera, Petraglia!

Valcke diz que obras na Arena da Baixada precisam avançar

A data da entrega final da Arena da Baixada foi modificada mais uma vez. Depois de o diretor de construção do Atlético, Luiz Volpato, garantir, no final de fevereiro, que o estádio ficaria completamente concluído no dia 30 deste mês, ontem, durante a visita da comitiva da Fifa, liderada pelo secretário-geral, Jérôme Valcke, o prazo foi prorrogado para o dia 13 de maio. Foi definido ainda que, um dia depois, acontecerá o segundo jogo-teste antes da Copa, desta vez, de acordo com o pedido da Fifa, com a capacidade total de 43 mil torcedores.

Mesmo com a evolução das obras, o secretário-geral da Fifa frisou que será preciso muito empenho para concluir o Joaquim Américo a tempo.

“Ainda faltam umas coisas para acabar o estádio. Faltam ser colocados 16 mil assentos e isso deve acontecer antes do primeiro final de semana de maio. O gramado está muito bonito, mas é preciso ter tempo suficiente para fortalecer e proteger o gramado. A luz para cuidar do gramado precisa chegar com urgência. Ainda falta trabalho e não falta pouco. Quando vemos que falta quase metade dos assentos, isso preocupa”, avisou Valcke.

Ele ressaltou ainda que a Arena, a exemplo do Itaquerão, em São Paulo, e do Beira-Rio, em Porto Alegre, serão entregues em cima do prazo estipulado. Valcke frisou que algumas frentes de trabalho poderão ser finalizadas no período de exclusividade da Fifa, depois do dia 22 de maio. “A parte de Tecnologia da Informação preocupa, mas só será executada no período de exclusividade. Algumas frentes, que não são essenciais, poderão ser finalizadas sem problemas após o dia 22
de maio”, destacou o dirigente da Fifa.

O presidente do Atlético, Mário Celso Petraglia, depois de não participar da última entrevista coletiva concedida por Jérôme Valcke, em janeiro, esteve na mesa reunido com as outras autoridades e pediu desculpas pelos seguidos atrasos nas obras. “Tenho que pedir desculpas se não correspondemos à altura do desejado e do esperado. Já demos explicações e justificativas das razões, mas felizmente, mesmo com todas as dificuldades, conseguimos chegar e o que fica no final é essa obra maravilhosa”, arrematou o mandatário atleticano.