Luto

Morre Luciano do Valle, ícone da narração esportiva brasileira

Faleceu neste sábado (19), aos 66 anos, o narrador Luciano do Valle, depois de passar mal em um voo. O jornalista estava se preparando para narrar mais uma Copa do Mundo e um ano depois de completar 50 anos de carreira.

A Band, emissora que ele ajudou a alavancar como o “Canal do Esporte”, até às 17h15 destes sábado, afirmava que ainda não sabia a causa da morte. Luciano marcou época na televisão brasileira, tendo narrado a Copa de 1982 pela Rede Globo.

Ele era o principal narrador da Band, onde teve duas passagens, de 1983 a 2003 e depois de 2006 até os dias de hoje. Seu último jogo foi a final do Campeonato Paulista.

O narrador teve papel fundamental no esporte brasileiro, uma vez que ele impulsionou diversas modalidades que não tinham espaço na TV aberta. Organizou o jogo memorável entre Brasil e URSS, no Maracanã, que mudou o vôlei brasileiro.

Abriu espaço para Hortência e Paula, transmitiu jogos de futebol feminino, alavancou a carreira de Maguila e deu o início para transmissões da NBA, da Fórmula Indy e do futebol americano no Brasil.

Voltar ao topo