Treinador confiante

Para Miguel, Atlético precisa apenas de mais experiência

Positivo ou negativo? Como seria o balanço no Atlético na temporada 2014 às vésperas da estreia no Campeonato Brasileiro? O primeiro passo é deixar de lado a paixão. O segundo é somar as conquistas obtidas. Em seguida analisar os jogadores/apostas que deram certo ou errado, assim como a evolução tática do time nas competições em que disputou. Analisando item após item chega-se a conclusão, apaga-se o que deu errado, exalta-se o que encaixou bem e projeta-se a postura da equipe (e suas necessidades) para o próximo desafio.

Este trabalho de reflexão foi conduzido no Furacão pela comissão técnica e o Departamento de Inteligência do Futebol. De posse destes resultados e confiando no potencial do seu grupo, o técnico Miguel Ángel Portugal se sente à vontade para mostrar sua confiança e não titubeia ao projetar as primeiras rodadas da equipe. “Nós temos que começar o campeonato somando três pontos. Sabemos que é importante vencer essa primeira partida e temos que acabar a primeira etapa da competição, em julho, com o máximo de pontos”.

Os bons resultados na largada da competição têm uma importância muito maior do que apenas os três pontos. Dentro de seu planejamento de apostar no jovem elenco atleticano, em especial aos que já ganharam uma oportunidade no time principal após o ótimo Campeonato Paranaense que fizeram. São os casos de Otávio e Marcos Guilherme, ambos titulares já na estreia contra o Grêmio, a partir das 16h, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. “Temos que somar o máximo de pontos porque a equipe ainda tem pouca experiência. Após a Copa do Mundo estes mesmos jogadores estarão mais espertos e com mais experiência. Aí estou seguro de que vamos jogar bem melhor”, disse o treinador.

As ações durante o jogo, às vezes, não correspondem ao discurso. Porém, desde que chegou ao Furacão, o treinador atleticano mantém a mesma linha de pensamento e a mesma filosofia. Para ele a equipe precisa estar atenta durante todo o jogo, impondo ao adversário o seu estilo de jogo. “Podemos acreditar que o time vai lutar e brigar do minuto 1 ao minuto 90. Vamos jogar com toda a vontade, intensidade, com time rápido, porém um pouco inexperiente. Pouco a pouco vamos fazer um bom futebol, pois bom talento eles têm”, afirmou.
Embora esbanje confiança, Ángel sabe do equilíbrio de um Brasileirão. “É uma competição muito aberta”.