Brasileiro

Celso Roth arma o Coritiba com três volantes para a estreia

O Coritiba inicia hoje a sua caminhada no Brasileirão sob olhares desconfiados de seus torcedores. Após uma campanha pífia no Estadual, a diretoria precisou reformular todo o planejamento.

Sem novas apostas, trouxe um técnico de alta rodagem no futebol nacional e sob a batuta de Celso Roth ainda busca a melhor formação para o seu elenco. Em meio à chegada de novos reforços, o Verdão encara a Chapecoense, às 21h, na Arena Condá.

Ainda perseguindo um maior equilíbrio tático, o treinador reforça a marcação e escala Chico no meio-campo. Após algum tempo atuando como zagueiro, Chico voltou às origens com Roth.

“Ele é volante”, cravou o treinador, sem maiores rodeios. Hoje, o jogador volta à equipe titular para a saída do meia Dudu. Assim, o Coxa terá uma maior cautela e proteção triplicada para a sua zaga. Além de Chico, estão confirmados também os volantes Baraka e Gil.

A ideia da comissão técnica é ganhar também em estatura, preparando um antídoto para as jogadas aéreas do adversário. “A Chapecoense joga muito assim. É um jogo de poucos passes e muita segunda bola”, destacou Roth.

Um quadro que fez o técnico trabalhar intensamente a bola parada defensiva durante praticamente todo o apronto de ontem, já em Chapecó. No clube há apenas 13 dias, Celso Roth buscou uma dinâmica emergencial para os dois primeiros jogos sob a sua direção.

Na quarta-feira, o Coxa fez o suficiente para derrotar o Cene e avançar na Copa do Brasil. Hoje, a situação é bem mais complicada, diante da qualidade do adversário e do fato de o jogo ser fora de casa.

“Um time maduro joga no mesmo nível dentro ou fora. Ainda estamos buscando essa condição”, admitiu Celso Roth. Esse equilíbrio, porém, não virá da noite para o dia.

O próprio treinador comemora o fato de contar com uma semana “cheia” antes da segunda rodada do Brasileirão. Tempo em que pretende encaixar novas peças – como Jajá e Zé Love -, que hoje ficam no banco de reservas, e reforços que continuam chegando ao Alto da Glória.

Na véspera do feriado, o clube confirmou os acertos com o zagueiro Welington (Flamengo) e o lateral-esquerdo Dener (Ituano). Novas peças devem chegar nos próximos dias.