Com cara do técnico

Coxa vai priorizar a marcação e a retranca contra o Cene

Celso Roth coloca em campo hoje – às 19h30, no Couto Pereira – um time ainda distante do ideal. Na estreia da nova comissão técnica, o Coritiba encara o Cene, do Mato Grosso do Sul, pela Copa do Brasil. Com um empate por até um gol, o Verdão garante vaga na segunda fase. Mais do que a classificação, a meta é apresentar um futebol convincente e vencedor, diferente do que se viu no Paranaense.

“Temos a noção de que ainda não fizemos um grande jogo na temporada. Tivemos alguns bons momentos, mas nunca a regularidade durante os noventa minutos. Precisamos mudar isso já”, analisou o meia Robinho, que hoje terá uma missão importante: dar equilíbrio ao meio-de-campo, diante da ausência de Alex. Lesionado, o capitão não atuará sequer no sábado, quando o Coritiba estreia no Brasileirão, contra a Chapecoense, em Santa Catarina.

Roth preferiu não lamentar a ausência do craque. “É claro que sempre há um impacto. Mas, temos que ver a situação de forma positiva. O objetivo é buscar novas possibilidades, pois não iremos contar sempre com o Alex”, disse. Ele preferiu não antecipar a escalação, mas deixou apenas uma dúvida no time: Dudu ou Geraldo.

Independente da escolha, a estratégia de jogo do Coritiba está definida. “Vamos no 4-2-3-1. É um sistema de retranca mesmo, com marcação dupla em todos os setores. Mas, neste momento, é a melhor opção diante das nossas opções”, comentou Roth. O treinador confirmou que o clube ainda busca reforços e que o grupo passará por mutações ao longo das primeiras rodadas do Brasileirão. “Há a necessidade de qualificar o grupo. Mas, sem desmerecer aqueles que aqui estão, pois a entrega desses jogadores foi impressionante durante esses dias”.

O “novo” Coritiba que entra em campo hoje terá duas alterações significativas: a volta de Leandro Almeida à zaga e a estreia de Baraka. O volante teve a sua documentação regularizada ontem à tarde e vai atuar ao lado de Gil na proteção à zaga. “Não iremos apenas cercar e ver o adversário jogar. Em casa, o Coritiba tem que ter atitude e é isso que já estamos cobrando”, disse Celso. O treinador rotulou o jogo como “perigoso”, diante do momento do adversário, que recentemente conquistou o bicampeonato estadual. “Vai ser preciso muita luta. O que me anima é que o pessoal está muito interessado”, concluiu Roth.