Mais do mesmo

Coritiba de Celso Roth deverá ser o mesmo do Paranaense

O jogo de amanhã marca a estreia do técnico Celso Roth. O torcedor coxa-branca, porém, não deve imaginar uma equipe muito diferente daquilo que se viu no Campeonato Paranaense. Pelo menos no que diz respeito a nomes. O desafio do novo treinador é fazer desse “novo” Coritiba um time de atitude e capaz de passar por cima do Cene, seu adversário de amanhã, pela Copa do Brasil. Após o empate por 2×2 no Mato Grosso do Sul, o Verdão garante vaga com um empate por até um gol.

Na prática, o volante Baraka – desde que tenha seu nome publicado no BID da CBF até hoje – deve ser a única “cara nova” do Coxa. Além dele, o treinador conta com a volta de Leandro Almeida à zaga. Recuperado de uma lesão que o tirou de boa parte do Estadual, ele volta a formar com Luccas Claro a zaga alviverde. Mesmo tendo testado uma série de alternativas ao longo dos nove dias à frente da equipe, Roth não deverá adotar nenhuma mudança drástica, inclusive no que diz respeito à distribuição tática do time.

Apesar da fama de “retranqueiro”, Celso Roth, ao que tudo indica, irá recorrer a apenas dois volantes para este confronto, três dias apenas antes da largada do Brasileirão. O estreante Baraka formaria com Gil a dupla de volantes. Esta é uma tendência, apesar de o treinador ter também trabalhado o time com um terceiro jogador de contenção no meio-campo. Chico, mais uma vez deslocado para a sua posição de origem, seria a primeira opção caso o treinador opte por uma formação mais cautelosa.

Com dois jogadores à frente da zaga, o Coritiba deverá contar com três armadores. Talvez uma forma de compensar a ausência de Alex. O capitão está fora do jogo frente ao Cene e a contusão na panturrilha esquerda deverá tirá-lo também da largada do Brasileiro, sábado, contra a Chapecoense, em Santa Catarina. Nos treinamentos, Roth observou os desempenhos de Dudu, Diogo Sodré e Jajá e um deles deve ser o substituto de Alex. Uma troca que por si só já altera a dinâmica de jogo do Verdão, que perde seu melhor armador e principal referência técnica.

“É sempre ruim não ter um jogador como o Alex em campo. Mas, temos que buscar alternativas para fazer o resultado, com inteligência”, disse o zagueiro Luccas Claro. A provável escalação do Verdão é a seguinte: Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Leandro Almeida e Diogo; Baraka, Gil, Robinho e Dudu (Diogo Sodré ou Jajá); Roni e Júlio César.