Quarto título

Até a metade do campeonato o Londrina estava desacreditado

O Londrina conquistou o título de campeão paranaense pela quarta vez. As outras três foram em 1962, 1981 e 1992. Em um ano onde a equipe alviceleste entrou no campeonato um tanto desacreditada, conseguiu dar a volta por cima e se consagrar. Até a última rodada da primeira fase o Tubarão fazia uma campanha mediana e não tinha nem a certeza da classificação. O torcedor londrinense, por várias vezes, chegou a pedir a saída do técnico Cláudio Tencati, mas o jogo contra o Coritiba no estádio do Café no dia 9 de abril, onde o Londrina venceu por 2×0, marcou a reação da equipe, que subiu para a primeira divisão em 2011 e há dois anos brigava por resgatar a credibilidade do interior.

Se perdesse o jogo da última rodada contra o Coxa, o Londrina poderia disputar o torneio da morte. Porém a equipe terminou a primeira fase em quarto lugar com quatro vitórias, quatro empates e três derrotas, somando 16 pontos. A classificação funcionou como uma espécie de reação. Nas quartas de final o time alviceleste eliminou o J. Malucelli em duas vitórias, a primeira em Curitiba por 2×1 e a segunda no estádio do Café por 2×0.

Na semifinal, mais uma vez a desconfiança tomou conta do grupo. No jogo contra o Atlético, em Curitiba, a derrota por 3×1 confirmava o favoritismo do time da capital, mas foi em casa, em uma das partidas mais marcantes da competição, que o campeão paranaense mostrou sua força. A goleada por 4×1 em cima do Rubro-Negro recuperou, mais uma vez, o time do interior. A decisão contra o Maringá resgatou o maior clássico do interior, que foi marcado pelo equilíbrio. Depois de dois empates o Londrina conquistou o título nos pênaltis, e sem perder para o Maringá este ano. Na sexta rodada da primeira fase as equipes se enfrentaram com a vitória do Tubarão por 3×2.

Diferente

Há diferenças entre o título conquistado ontem e a outra final entre Londrina e Maringá, a de 1981. Há 33 anos, a decisão foi resolvido sem pênaltis, e com duas vitórias do Tubarão – no jogo de ida, fora de casa, triunfo por 3×2; na finalíssima, vitória no estádio do Café por 2×1. Naquele ano, o LEC também teve a melhor campanha da competição, diferente desse ano, quando o time que mais somou pontos foi justamente o Maringá.