Curiosidade

O estádio é do Maringá mas o nome é de Londrina

O nome do estádio em que vai ser disputado o último jogo e o título do Campeonato Paranaense de 2014 é Willie Davids. Quem mora em Londrina ou mesmo em Maringá sabe quem foi este cidadão brasileiro, nascido em Campinas em 1893, de ascendência inglesa pelo lado paterno. Foi um engenheiro que trabalhou na São Paulo Tramway, na Light and Power Company e na City of Santos Improvements, onde seu pai, Richard Gore Brabazon Davis fora engenheiro-chefe.

Cansado de ser engenheiro, Willie Davis comprou terras no norte pioneiro paranaense, onde formou a Fazenda União. E virou plantador de café. Ele foi eleito e reeleito prefeito de Jacarezinho e deputado estadual de 1918 a 1925. Quando os trilhos da Brazil Railway cruzaram a fronteira para Jacarezinho e Cambará, Willie Davis estava lá dando os seus pitacos. Ele estava no meio da comissão que em 1927 escolheu as terras que foram adquiridas pela Companhia de Terras Norte do Paraná, companhia de controle inglês, que cinco anos depois o chamou para uma de suas diretorias.

Atribui-se a Willie Davis incentivos e contribuições para transformar a colonização do Norte do Paraná num grande sucesso em todas as suas vertentes – econômica, social, planejamento, enfim, como se diz hoje: um case bem sucedido. Davis era o cara certo na hora certa e no lugar certo, que supervisionava os projetos de estradas de ferro que iam sendo abertas e integravam as cidades que iam sendo criadas pela companhia na floresta que existia no Norte do Paraná. Willie Davis mudou-se para Londrina no dia 22 de maio de 1932. Ele foi eleito prefeito da cidade pelo Partido Social Democrático e governou a Londrina de 1935 a 1940.

Willie Davis planejava voltar à política quando morreu em sua fazenda no dia 10 de junho de 1944. Resumindo: ele não tem diretamente muito a ver com a história de Maringá, mas tem muito com a história do nascimento de Londrina. Seria uma coisa normal se um dos dois estádios de Londrina se chamasse Willie Davis – mas um se chama Estádio do Café e outro Vitorino Gonçalves Dias. O primeiro cabe mais gente, mas o segundo é muito mais charmoso. Mas o nome do primeiro prefeito de Londrina foi parar no estádio municipal de Maringá.

E como é que isto foi acontecer? Simples: o grande terreno onde hoje se situa o estádio pertencia à Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná, que o doou a área para a prefeitura construir o campo de futebol – na realidade, já existia um campo de futebol no local, que era o campo da companhia. A prefeitura, por uma questão de elegância e gratidão, ou mesmo no acordo que foi feito, colocou o nome do então principal diretor da companhia radicado no Norte do Paraná. Que era Willie Davis. Coisas da história das duas cidades.