Tampa fica em stand by

Peças do teto retrátil da Arena já estão compradas

Em setembro deste ano, depois que o Atlético cumprir a pena de nove mandos de campo e puder mandar seu primeiro jogo oficial na nova Arena, a torcida atleticana já poderá ver o local com o teto retrátil – que foi retirado do projeto da Copa do Mundo a pedido da Fifa – completamente instalado. A tampa do Caldeirão, como prefere denominar a diretoria atleticana, deverá ser instalada logo após a Copa do Mundo, no início de julho e, em um mês, a estrutura tem previsão de ser concluída.

Todas as peças já foram compradas pelo Rubro-Negro e, depois do período de exclusividade da Fifa, no início de julho, a instalação já poderá ser iniciada. Segundo o secretário municipal da Copa do Mundo, Reginaldo Cordeiro, a estrutura da cobertura do estádio está pronta para receber o teto retrátil e a instalação deverá ser concluída de forma rápida e tranquila pelo clube.

“Segundo o Atlético, essa parte simplesmente seria inçada através de guindastes, que serão colocados na Buenos Aires, e será deslizada através da estrutura existente na cobertura através do rolamento. Segundo o que o Atlético passou vai ser bem tranquila a instalação e vai acontecer logo depois da Copa do Mundo”, explicou Cordeiro.

O coordenador-geral do Estado para assuntos da Copa, Mário Celso Cunha, reforçou que o teto do estádio atleticano será instalado rapidamente e logo após o Mundial. “Depois que terminar o Mundial, o Atlético vai fazer o teto. Está tudo pronto, basta apenas colocar. As roldanas já estão prontas para receber a estrutura”, acrescentou o representante estadual do Mundial em Curitiba.

O Joaquim Américo será o primeiro estádio brasileiro que contará com teto retrátil. Em agosto do ano passado, a Fifa pediu que o clube retirasse por ora a conclusão do teto do projeto do estádio alegando que isso poderia prejudicar o andamento das obras do estádio, que na ocasião era o mais atrasado dentre os palcos que vão receber partidas da Copa do Mundo.

Em outros países, poucos estádios dispõe dessa estrutura moderna. O estádio Nacional de Varsóvia, na Polônia, o Veltins-Arena e o Commerzbank-Arena, na Alemanha, a Amsterdã Arena, na Holanda, além do Toyota Stadium e do Sapporo Dome, ambos no Japão, são alguns dos palcos pelo mundo que contam com essa estrutura.