Bolívia

Atlético tem já tem definida a preparação para altitude

O técnico Miguel Ángel Portugal sabe como poucos no Atlético o que é jogar na altitude da cidade boliviana de La Paz. Com recente passagem pelo Bolívar, ele conviveu diariamente com os efeitos que o ar rarefeito pode causar nos atletas, principalmente os que não estão acostumados a este tipo de ambiente.

Para minimizar os prejuízos causados pela altitude, o Atlético decidiu que ficará hospedado em Santa Cruz de la Sierra, distante pouco mais de 500 quilômetros da capital da Bolívia. Lá o time realiza dois trabalhos; um no domingo, logo depois de chegar, e outro na segunda-feira. No dia do jogo, em voo fretado, a delegação atleticana parte em direção aos 3.660 metros do estádio do The Strongest.

A baixa concentração de oxigênio no sangue é o grande vilão das altas atitudes, como as encontradas na Cordilheira dos Andes. Para que os jogadores (ou qualquer pessoa) se acostumem seriam necessários 15 dias. Entretanto, o corpo começa a sentir os efeitos da altitude depois de pelo menos duas horas e por isso o departamento técnico do Furacão decidiu apostar nessa estratégia. Com isso, minimizam os riscos de desmaios, de ficarem desnorteados e outros problemas causados pela situação peculiar.