Lá em Campo Grande

Coritiba quer estrear na Copa do Brasil espantando crise

O Coritiba enfrenta hoje às 21h50 no estádio Morenão, em Campo Grande-MS, a equipe do Cene, pela estreia na Copa do Brasil, ciente dos riscos que a mais democrática competição do país pode apresentar. Sob o status de ter alcançado as finais nas edições de 2011 e 2012, ano passado o Alviverde foi surpreendido pelo modesto Nacional-AM e deu adeus ao torneio ainda na 2ª fase. Calejado pela precoce eliminação, o objetivo da equipe comandada pelo meia Alex é vencer a partida, mas sem a pressão de ter que eliminar o confronto da volta.

‘Não podemos iniciar um jogo pensando em fazer dois gols e acabar a fatura. Pensamos em vencer a partida. A partir do momento que você está vencendo um jogo, podemos buscar um novo objetivo. Esse é o nosso pensamento, não podemos entrar pensando em matar o jogo. A partida começa em 0 a 0, antes disso precisamos sair na frente. Esse é o nosso propósito, vencer. Se tivermos a possibilidade de fazer dois gols, melhor ainda’, afirma o técnico Dado Cavalcanti.

A campanha do Coritiba na Copa do Brasil do ano passado ainda causa arrepios pelos lados do Alto da Glória. Em partes pela quebra do expressivo retrospecto acumulado nas edições de 2011 e 2012, quando o clube alcançou às finais da competição, mas principalmente pelos contornos da recente eliminação. Com ares de vexame, depois de passar sem maiores dificuldades pelo Sousa, da Paraíba, o Alviverde foi goleado por 4×1 pelo desconhecido Nacional, equipe da Série D do Campeonato Brasileiro, em Manaus. Com a presença de todos os titulares em campo, a vitória magra por 1×0 no jogo de volta, disputado no Couto Pereira, não foi suficiente para reverter o placar agregado, tampouco atenuar a má impressão deixada pelo time.

Apesar de a camisa amarela do Cene, adversário de logo mais, nem de longe ter o mesmo peso e representatividade que a alviverde, comissão técnica e elenco adotam uma postura cautelosa para evitar surpresas indesejadas. ‘Eles estão bem no campeonato sul-mato-grossense, e hoje em dia o futebol é muito nivelado. Temos que ir forte porque os jogos são complicados. O mais importante será vencer, e vamos tentar eliminar o jogo da volta, mas respeitando o adversário’, analisa o lateral Victor Ferraz.

Já a preocupação do técnico Dado Cavalcanti passa pela fragilidade defensiva que a equipe demonstrou contra o Londrina, domingo passado. De acordo com o treinador, assim como o LEC o Furacão Amarelo usa e abusa do recurso das bolas alçadas na área. ‘Tomamos dois gols assim contra o Londrina. E o mesmo posso falar do Cene, que sabe usar bem as bolas aéreas. Espero que a gente tenha mais êxito desta vez’, alerta o treinador.