Favas contadas

Fifa anuncia nesta tarde que Curitiba está garantida na Copa do Mundo

Luiz Ferraz, Ricardo Brejinski, Miguel Locatelli e Cristian Toledo

Curitiba está na Copa do Mundo. A decisão será anunciada oficialmente às 15h pelo secretário-geral da FIFA, Jerôme Valcke, em uma entrevista coletiva em Florianópolis, onde acontece a partir de hoje o congresso técnico do Mundial. O governador Beto Richa e o prefeito Gustavo Fruet foram chamados no início da noite de ontem para uma reunião na capital catarinense, mas ambos já foram informados que a Arena da Baixada vai receber os quatro jogos marcados para o estádio: Irã x Nigéria (16/06, às 16h), Honduras x Equador (20/06, 19h), Espanha x Austrália (23/06, 13h) e Argélia x Rússia (26/06, às 17h).

Quase um mês depois de o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, constatar um atraso preocupante nas obras da Arena da Baixada e dar um ultimato aos organizadores do Mundial na capital do Estado, o consultor de estádios da Fifa, Charles Botta visitará hoje de manhã o canteiro de obras do estádio atleticano e, no final da tarde, Valcke anunciará a confirmação de Curitiba na Copa. Quando entrar no estádio, Botta verá a Arena com novos contornos que serão suficientes para convencer a Fifa a manter a capital paranaense como uma das sedes da principal competição esportiva do Mundo.

A retirada de Curitiba da rota da Copa do Mundo seria um desastre para a cidade que, no início das obras de todos os estádios, tinha o palco mais adiantado e que, na teoria, seria o primeiro a ficar pronto. Além de todos os recursos públicos investidos para a realização do Mundial em obras do estádio e mobilidade urbana – em torno de R$ 2 bilhões -, pagaria uma multa à Fifa nos contratos firmados para ser uma das sedes dos jogos.

Anteontem, nas redes sociais, notícias vindas de jornais da Europa davam conta que Curitiba estava fora da Copa do Mundo de 2014. Porém, a informação foi desmentida logo em seguida por Jérôme Valcke, que pelas redes sociais, garantiu que qualquer decisão sobre Curitiba será anunciada somente hoje. “Conforme anunciado várias vezes, a decisão sobre Curitiba ocorrerá só dia 18. O resto é pura especulação por pessoas que querem criar boatos”, disse o secretário-geral da Fifa, pelo Twitter.

Desde o dia 21 de janeiro, quando a comitiva da Fifa visitou o canteiro de obras da Arena, o estádio apresentou uma evolução substancial, sobretudo depois da criação do comitê gestor com integrantes da Prefeitura de Curitiba, do Governo do Estado e do Comitê Organizador Local (COL). A nova comissão, juntamente com a CAP S/A – sociedade criada para gerir as obras da Arena – definiu prioridades para a execução das obras de acordo com os pedidos feitos pela Fifa.

As frentes de trabalho se concentraram na instalação do gramado, que está totalmente colocado, na instalação de cadeiras, que subiu de 2 mil para mais de 15 mil colocadas, e na finalização da cobertura Baixada. Porém, cumprir algumas metas estabelecidas só foi possível com a liberação da segunda parcela do terceiro contrato de financiamento da CAP S/A com a Fomento Paraná no valor de R$ 39 milhões, que garantiu caixa para a contratação de novos trabalhadores no canteiro de obras do estádio.

“Tudo aquilo que foi solicitado pelo Valcke (Jérôme) e pelo Botta (Charles) nós, do comitê gestor e da CAP S/A, conseguimos cumprir e fomos além. Tivemos avanço no gramado, que está totalmente instalado, na colocação de cadeiras, na cobertura e aumentamos o número de trabalhadores, que estão em serviço em dois turnos e algumas equipes estão atuando até às 22h. Em 15 dias fizemos um trabalho de dois meses e acredito que a resposta será positiva”, frisou na tarde de ontem o coordenador-geral da Copa no Estado, Mário Celso Cunha.

A confiança do secretário municipal da Copa do Mundo, Reginaldo Cordeiro, era ainda maior. “Acredito que o Charles Botta ficará surpreso com a evolução que aconteceu desde o dia 21 pra cá. Atendemos as expectativas e acreditamos na sinalização positiva, até pelas informações que estamos encaminhando ao pessoal da Fifa, temos certeza que a resposta será positiva”, concluiu Cordeiro.