Valcke diz que não há um plano B caso a Arena falhe

Mesmo desapontado com a demora na conclusão da Arena da Baixada e com o risco real de Curitiba deixar de ser uma das sedes da Copa do Mundo deste ano, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, garantiu que ainda não tem um plano B caso o estádio atleticano não fique pronto a tempo para receber as quatro partidas do Mundial agendadas para a capital paranaense. “Não comento o que pode acontecer antes de a decisão ser tomada. Se um dia tivermos que tomar essa decisão veremos o que vai acontecer. Por enquanto nenhuma decisão foi tomada e temos que acreditar que as medidas tomadas para Curitiba ser mantida como sede serão boas. Será um parto difícil, mas teremos um belo bebê”, disse Valcke, com uma dose de otimismo.

O coordenador geral para assuntos da Copa do Mundo no Estado, Mário Celso Cunha, garantiu que dificilmente o evento teste da Arena da Baixada, que já fora adiado para fevereiro, seja realizado no próximo mês, e que a inauguração do estádio atleticano não será na última semana de março, como prometido anteriormente. “A inauguração não será realizada em março, mas precisamos fazer um teste antes da Copa do Mundo. O compromisso é do governador (Beto Richa), prefeito (Gustavo Fruet) e do Atlético. Foi firmado esse compromisso junto a Fifa. Se Curitiba deixar de ser sede da Copa será uma catástrofe. Todos vão perder. Tanto governo, prefeitura, a população e a imprensa. Vamos agilizar e trabalhar sério para cumprir os prazos”, prometeu Cunha.

Evolução

Com pouco mais de 88% da execução das obras, a Arena da Baixada deverá receber o novo gramado na semana que vem. De acordo com Mário Celso Cunha, até o final de semana os rolos de grama deverão chegar em Curitiba e a instalação da cobertura está bem adiantada. “A preocupação é com a parte da imprensa e com a parte de TI (Tecnologia da Informação) que precisa ser instalada. A cobertura está quase 100% e há uma parte estocada pela CAP S/A. Assim como o placar e a iluminação. Está tudo comprado e é só colocar. Isso facilitará o andamento”, finalizou.