Com goleada, Atlético iguala placares do Cruzeiro

Na semana em que fará seu jogo mais importante em 2013, diante do Flamengo, quarta-feira, no Maracanã, pela finalíssima da Copa do Brasil, o Atlético garantiu, com a goleada por 6 x 1 sobre o Náutico, ontem à tarde, na Arena Joinville, o placar mais elástico conquistado até agora no Campeonato Brasileiro deste ano. Até então, os dois representantes mineiros na competição nacional eram os responsáveis pelos plcares mais elásticos. O Cruzeiro fez 5 x 0 no Goiás, na 1.ª rodada, e o Atlético-MG bateu o Náutico, pelo mesmo placar, em duelo válido pela 32.ª rodada.

Antes da goleada aplicada sobre o Timbu, ontem, em Joinville, o Atlético não aplicava um placar elástico em uma partida de Campeonato Brasileiro desde a edição de 2008. Naquele ano, o Furacão goleou o Goiás e o Ipatinga, ambos por 5 x 0, na Arena da Baixada. Já na edição de 2007 da competição nacional, a única goleada do Furacão foi na estreia e em uma das poucas vezes que conseguiu um placar dilatado atuando fora de casa. No Orlando Scarpelli, o time atleticano fez 6 x 3 no Figueirense, na primeira partida do Brasileirão daquele ano.

Porém, em outras edições do Campeonato Brasileiro algumas goleadas ficaram marcadas na memória do torcedor atleticano. Como no Brasileirão de 2005. Na Arena da Baixada, o time atleticano passou por cima do Vasco e fez 7 x 2 no time cruzmaltino. Contra o próprio time carioca, no ano seguinte, o Rubro-Negro repetiu a dose, mas com um placar menos elástico goleou o Vasco no Joaquim Américo, por 6 x 4.

Além das goleadas sobre Náutico e Figureinse, em Santa Catarina, o Atlético conseguiu golear atuando fora de Curitiba em outras duas oportunidades. No Brasileirão de 2001 – ano em que foi campeão brasileiro -, o Rubro-Negro sapecou 5 x 1 no Santa Cruz, no Arrudão. Três anos depois, em pleno Pacaembu, o time atleticano bateu o Corinthians por 5 x 0 na competição em que brigou pelo título, mas terminou na segunda posição.

Mesmo com a elasticidade do placar rubro-negro diante do Náutico, o Coritiba segue como o dono da maior goleada de clubes paranaenses em edições de Campeonato Brasileiro. Pela competição de 1980, o Coxa conseguiu o feito duas vezes. A primeira foi na goleada aplicada sobre o Ferroviário-CE por 7 x 1, no Couto Pereira. Também no Alto da Glória, o Alviverde fez mais uma vítima naquele ano: bateu a Desportiva-ES pelo mesmo placar.