Felipão convoca o zagueiro Henrique, ex-Coritiba

O técnico Luiz Felipe Scolari convocou nesta quarta-feira, no Rio, um grupo de 22 jogadores para os amistosos que a seleção brasileira fará contra Austrália e Portugal, no próximo mês. O Brasil enfrentará os australianos em 7 de setembro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, três dias antes de encarar os portugueses no Gillette Stadium, em Boston, nos Estados Unidos.

Essa convocação trouxe como três principais novidades o zagueiro Henrique, do Palmeiras, o meia Ramires, do Chelsea, e o lateral-direito Maicon, da Roma. Entre eles, Henrique e Maicon foram chamados pela primeira vez por Felipão, enquanto o meio-campista da equipe inglesa retorna à seleção depois de ter sido descartado da disputa da Copa das Confederações e ficado fora também da lista de convocados para o amistoso contra a Suíça, realizado na semana passada, na Basileia.

Derrotado por 1 a 0 pelos suíços neste último confronto, no primeiro amistoso que realizou após ter se sagrado campeão da Copa das Confederações, no fim de junho, o time nacional teve a sua base chamada para esta última competição mantida pelo comandante, conforme já era esperado.

Os goleiros Julio Cesar, do Queen Park Rangers, e Jefferson, do Botafogo, voltaram a ser convocados, enquanto Thiago Silva (Paris Saint-Germain), David Luiz (Chelsea) e Dante (Bayern de Munique) foram novamente chamados para a zaga que agora teve Henrique, vivendo bom momento no Palmeiras, como novidade.

Já Maicon, recém-contratado pela Roma e titular da lateral direita do Brasil na Copa do Mundo de 2010, volta a ter uma chance na seleção depois de ter perdido espaço na equipe nacional. Ele chegou a ter uma sequência sob o comando de Mano Menezes e disputou a Copa América de 2011, mas depois passou a ser descartado pelo antecessor de Felipão no cargo.

Em relação aos convocados para o amistoso contra a Suíça, o único que perdeu lugar entre os 20 chamados para aquele duelo foi o lateral Jean, do Fluminense. No mais, todos os outros 19 convocados para o confronto na Basileia figuram nesta lista formulada para os duelos diante de australianos e portugueses.

Ao perder para os suíços, no jogo em que Daniel Alves foi infeliz ao marcar um gol contra de cabeça ao tentar desviar para escanteio um cruzamento, o Brasil viu ser interrompida uma série de sete vitórias consecutivas – foram seis pela Copa das Confederações e uma, poucos dias antes da competição, diante da França, batida por 3 a 0 pelos brasileiros na Arena Grêmio, em Porto Alegre.

Com sua base formada e consolidada com o título da Copa das Confederações, a seleção brasileira deve fazer pelo menos mais seis amistosos ao total nesta sua reta final de preparação para a Copa do Mundo de 2014, onde espera aproveitar o fator campo para se sagrar hexacampeão mundial.

 

Confira a lista de convocados para os amistosos contra Austrália e Japão:

Goleiros – Julio Cesar (Queens Park Rangers) e Jefferson (Botafogo).

Zagueiros – Thiago Silva (Paris Saint-Germain), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique) e Henrique (Palmeiras).

Laterais – Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Marcelo (Real Madrid) e Maxwell (Paris Saint-Germain).

Meio-campistas – Fernando (Shakhtar Donetsk), Hernanes (Lazio), Luiz Gustavo (Wolfsburg), Paulinho (Tottenham), Ramires (Chelsea) e Oscar (Chelsea).

Atacantes – Jô (Atlético-MG), Lucas (Paris Saint-Germain), Hulk (Zenit), Bernard (Shakhtar Donetsk), Fred (Fluminense) e Neymar (Barcelona).