Coxa busca fase internacional na Sul-Americana

Pela estreia na Copa Sul-Americana o Coritiba mede forças hoje às 21h45, no estádio Barradão, contra o Vitória. Em sua quarta participação, o Alviverde busca reverter o amargo retrospecto de nunca ter passado para a fase internacional da competição. Com uma formação alternativa, a estratégia para alcançar o feito inédito é jogar com consciência tática e inteligência. “O regulamento não permite você errar. Num jogo de mata-mata temos que estar muito concentrados e sabendo que trata-se de um jogo de 180 minutos. Fazer esse primeiro jogo com muita consciência e inteligência, pra que possamos sair com o resultado positivo”, analisa o técnico Marquinhos Santos.

O foco do grupo alviverde, em consolidar vantagem já na partida de ida, se dá pelo péssimo rendimento nas outras vezes que o clube disputou a Sul-Americana. O próprio Vitória, adversário desta noite, já foi carrasco do Coxa no torneio. Em 2009, nos primeiros 90 minutos, também disputados em Salvador, o time baiano venceu por 2×0. No Couto Pereira o Alviverde devolveu os mesmos 2×0, mas sucumbiu nas cobranças de pênaltis: 5×3. Antes disso, em 2004 e logo em sua primeira participação no torneio, o Coritiba foi eliminado pelo São Caetano, e em sua última empreitada, ano passado, o adeus precoce foi contra o Grêmio.

Para o duelo contra os baianos o técnico Marquinhos Santos segue contando com uma série de desfalques, entre eles os meias Alex e Lincoln e o atacante Deivid. Além dos lesionados, a comissão técnica optou por poupar Chico, Diogo e Victor Ferraz, que sequer viajaram para a Bahia. Com isso, em relação ao time inicia a partida Gil será deslocado para a direita, enquanto Raul Ibérbia, recuperado de lesão, assume o lado esquerdo. A dupla de zaga, com a incumbência de frear o bom ataque do Vitória, será formada por Luccas Claro e Escudero. A proposta tática, num 4-4-2, fica mantida. “O padrão de jogo vai ser o mesmo. Mudamos sim, principalmente em função do desgaste de atletas que vinham atuando em todos os jogos, já pensando na sequência do Brasileiro”, afirma Marquinhos Santos.

Substituto de Rafinha

Já confirmado pelo comandante alviverde, mas como opção para o segundo tempo, o meia Vitor Júnior fará sua estreia diante Vitória. Polivalente e contratado para ser o substituto do meia Rafinha, o jogador é opção tanto para a meia cancha quanto como segundo homem de frente. “O Coritiba é uma equipe que gosta de jogar em velocidade e o estilo que o Marquinhos propõe é sempre de marcação forte e saídas rápidas pro jogo. Isso favorece bem meu estilo de jogo, então espero poder ajudar e dar conta do recado”, disse o jogador.