Atlético e Coritiba têm pela frente velhos tabus nesta quarta

Coritiba e Atlético iniciam hoje uma briga contra velhos tabus. O Coxa busca pela primeira vez avançar de fase em uma competição internacional oficial, enquanto o Furacão tenta, enfim, eliminar o Palmeiras na Copa do Brasil.

Até hoje, o Coxa disputou a Libertadores da América duas vezes, em 1986 e em 2004, e a Copa Sul-Americana em três ocasiões (2004, 2009 e 2012). No entanto, nas cinco oportunidades o Alviverde foi eliminado na primeira fase e obteve, no total, seis vitórias, seis empates e seis derrotas.

Das três eliminações na Sul-Americana, duas foram traumáticas. Em 2009, a decisão com o Vitória, mesmo adversário de hoje, foi para os pênaltis e o time baiano levou a melhor (5 x 3), em pleno Couto Pereira.

No ano passado, o Coritiba estava revertendo a vantagem do Grêmio, que havia vencido o primeiro jogo, em Porto Alegre, por 1 x 0, mas aos 45 minutos do segundo tempo o atacante Marcelo Moreno marcou o gol que classificou o clube gaúcho, mais uma vez diante da torcida coxa-branca.

Já o Furacão enfrentou o Palmeiras três vezes na Copa do Brasil e nunca levou a melhor. A primeira delas foi em 1992, nas quartas de final, e o time paulista venceu em Curitiba por 1 x 0 e no Palestra Itália por 3 x 1.

Em 2010, as equipes voltaram a se encontrar na competição, mas desta vez pelas oitavas de final e novamente os palmeirenses levaram a melhor, após vencer por 1 x 0 em São Paulo e empatar por 1 x 1 na Arena – foram nesses confrontos que o zagueiro Danilo foi acusado de cometer um ato racista contra Manoel, na partida em São Paulo.

Por fim, no ano passado os clubes se encontraram novamente nas quartas de final da Copa do Brasil. Após um jogo equilibrado na Vila Capanema, quando empataram por 2 x 2, a decisão foi na Arena Barueri, onde o Palmeiras levou a melhor e venceu por 2 x 0. Em 2012, aliás, o time paulista foi o carrasco do Trio de Ferro, eliminando antes o Paraná e sendo campeão em cima do Coritiba.