Lúcio Flávio desfalcará o Paraná nas próximas rodadas

O Paraná Clube não terá Lúcio Flávio nos próximos cinco jogos da Série B. Exames detalhados confirmaram a distensão muscular na coxa direita e o prazo mínimo para a recuperação foi estabelecido em três semanas, o que obriga o técnico Dado Cavalcanti a buscar um substituto para o “dono” da camisa 10. Principal referência técnica da equipe, ele esteve presente, até aqui, em todos os jogos do Tricolor no Campeonato Brasileiro. Na temporada, poucas vezes o time não contou com seu capitão.

Mesmo sendo um dos jogadores mais experientes do grupo – ele completou 34 anos em fevereiro -, Lúcio Flávio teve participação efetiva também no Campeonato Paranaense. Foi titular em dezesseis dos 22 jogos disputados. Na Copa do Brasil, também atuou nos dois jogos do clube neste ano. Ao longo destas partidas, foi substituído apenas uma vez. A regularidade se manteve na Série B. Além de participar dos dezesseis jogos realizados, só foi substituído em três oportunidades.

“Trata-se de uma referência para o grupo. É um jogador importante no aspecto técnico e na liderança”, disse o técnico Dado Cavalcanti, logo após o empate em Chapecó, ainda sem ter a confirmação da extensão da lesão de Lúcio Flávio. A semana será voltada quase que exclusivamente para a definição de um substituto. Uma disputa que envolve algumas opções, mas com nítida vantagem para Fernando Gabriel. “Creio que temos praticamente as mesmas características. Pelo nosso estilo de jogo, o Dado sempre me colocou como um substituto do Lúcio. Agora, é esperar a definição”, disse o jogador.

Seria a primeira oportunidade de Fernando Gabriel como titular do Paraná, nesta sua segunda passagem pelo clube. Nesta Série B, o meia vem sendo um “reserva de luxo”, tendo entrado em onze dos dezesseis jogos disputados. “Lamento pela lesão do Lúcio Flávio. A importância dele para o grupo é incontestável. Tenho que buscar fazer o meu melhor, caso escalado, para manter o ritmo do time, que é muito bom nesta Série B”, analisou o meia-armador, ciente da responsabilidade da equipe no jogo de sábado, frente ao Sport.

“É uma decisão. Mas, jogamos em casa e temos obrigação de vencer. Acho que o time já deu provas de seu potencial e essa pressão não afeta o nosso desempenho”, afirmou Fernando Gabriel. A definição do time deverá ocorrer apenas na sexta-feira. Pela previsão do médico Jonathan Zaze, somente após três semanas Lúcio Flávio será reavaliado. Neste período, o Paraná encara Sport, Guaratinguetá, Icasa e ABC. Mesmo que a recuperação ocorra dentro do prazo, dificilmente o meio-campista seria liberado para o jogo frente ao São Caetano, no dia 10 de setembro.