Copa 2014

Comitiva da Fifa visita hoje Arena da Baixada

Hoje a comitiva da Fifa, liderada pelo secretário geral, Jérôme Valcke, vem visitar Curitiba. Os dirigentes vão analisar o andamento das obras na cidade e na Arena da Baixada. Mesmo com muitas polêmicas – especialmente sobre a questão do financiamento para a conclusão do estádio -, as autoridades locais demonstram otimismo.

As análises de Valcke e de representantes do Comitê Organizador Local (COL), representados pelo Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e pelos ex-jogadores Ronaldo e Bebeto, vão ser em cima das sete obras do PAC da Copa, do remodelamento do aeroporto Afonso Pena e da conclusão da Arena.

O secretário estadual para assuntos da Copa do Mundo, Mário Celso Cunha, disse que não crê em surpresas ingratas nessa visita. “Não vejo motivos. As obras do PAC estão transcorrendo razoavelmente bem e o estádio já está com 71,46% concluído”, declarou, sem demonstrar preocupação com o fato da Arena da Baixada ser a mais atrasada de todas as sedes escolhidas. “Com a saída do prédio do exército e com as desapropriações realizadas, a tendência é dar uma acelerada. A cobertura já está sendo feita”, complementou.

Nem mesmo a questão do impasse sobre o custo do financiamento causou preocupação. “Não vejo isso como uma polêmica. Tem o contrato tripartite, que envolve o estado, a prefeitura e o clube. Todos sabem das suas responsabilidades. O governo não vai colocar dinheiro extra”, cravou Cunha.

Já o Ministro Aldo Rebelo, em declaração ao Portal da Copa, afirmou que as partes entraram em um consenso. “A informação que eu tenho, mais recente, é que chegou-se a um acordo sobre todos os procedimentos necessários”, adiantou.