Santos joga contra o Bahia em busca da reabilitação

O Santos quer aproveitar a queda livre do Bahia, derrotado nas três últimas rodadas, para voltar a vencer no Campeonato Brasileiro, neste domingo, às 18h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela 15.ª rodada. Passado o trauma do vexame de Barcelona, o time melhorou na defesa e no meio de campo, mas está sem força ofensiva e não consegue transformar em gols as oportunidades que cria. Depois de golear a Portuguesa por 4 a 1, na Vila Belmiro, no dia 13 do mês passado, o Santos não sabe o que é ganhar na competição. Já são cinco jogos sem vitória e com apenas dois gols marcados. Um novo tropeço poderá colocar o time no grupo de risco dos últimos quatro colocados.

A grave crise política que abala as estruturas do clube ainda não chegou ao isolado CT Rei Pelé. Mas todos já sabem que, com a troca de presidente, em razão do afastamento de Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro por um ano, o futebol santista deverá passar por mudanças. Embora despache de sua casa, o presidente em exercício, Odílio Rodrigues, já trabalha com a possibilidade da nomeação de um dirigente para ser o homem forte do futebol, a quem caberia escolher um técnico experiente para assumir imediatamente com a responsabilidade de recuperar o time no Brasileirão.

O que tem comprometido o trabalho do treinador Claudinei Oliveira é a falta de jogadores de qualidade para o ataque, além do pouco tempo, entre um jogo e outro, para aprimoramento nas finalizações de alguns candidatos a Robinho e Neymar como Neilton, Giva e Victor Andrade, além de Willian José que ainda tenta se firmar.

“Está difícil treinar porque o jogador fica muito desgastado e tem pouco tempo para se recuperar. Mas são vários os fatores que causam os erros de finalizações. Às vezes pode acontecer até de o jogador iniciar bem o lance e chegar cansado para concluir. A gente tem procurado trabalhar esse fundamento e para reverter o quadro. Esperamos que o mais rápido possível a equipe tenha equilíbrio e melhor sorte”, disse Claudinei.

Com o castigo que sofreu diante do Vasco, ao permitir o empate do time carioca nos acréscimos do segundo tempo, o Santos perdeu mais uma posição na tabela de classificação, passando de 15.º para 16.º, com 15 pontos (três vitórias, seis empates e três derrotas) e ficou mais pressionado ainda.

O discurso interno do treinador é para que os jogadores se desdobrem em campo para recuperar fora os pontos que perdeu dentro da Vila Belmiro. Claudinei Oliveira também conta com vitórias nos dois jogos atrasados – contra Náutico, na Vila Belmiro, e Internacional, no Sul – para passar a fazer parte pelo menos ao bloco intermediário.

Ele também acredita que a situação será favorável no segundo turno, quando Thiago Ribeiro finalmente atingir o nível de condicionamento dos companheiros para ajudar, do meio de campo para frente, o novo Montillo, que começa a ficar parecido com o meia do Cruzeiro do segundo semestre de 2011.

Voltar ao topo