Corinthians não quer se afastar da ponta do Brasileiro

Ainda é cedo para poupar jogadores por causa da Copa do Brasil e o técnico Tite decidiu escalar o que tem de melhor, neste domingo, às 16 horas, contra o Coritiba, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, pela 15.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após o empate sem gols contra o Fluminense, o time saiu do G4 e precisa reagir. Tem 22 pontos e está a dois do clube paranaense, que não terá o meia Alex.

“Força total para domingo, depois a gente pensa na quarta”, disse Tite, que se reuniu com a diretoria para traçar o planejamento a partir da semana que vem, quando o time estreia na Copa do Brasil contra o Luverdense, no Mato Grosso. “Nós vamos priorizar as duas competições”, afirmou o diretor de futebol Roberto de Andrade. No final da tarde desta segunda, a equipe já viaja para enfrentar o adversário do primeiro mata-mata, nas oitavas de final.

Tite considera que disputar uma competição como a Copa do Brasil no meio do Brasileirão atrapalha – até ano passado não era assim e os times que disputavam a Copa Libertadores não entravam no torneio. “A Recopa (Sul-Americana) atrapalhou, mas trouxe um título. Tem o ônus e o bônus”, afirmou o técnico. Mas, por enquanto, ele sabe que o Luverdense, que está na Série C, não é um rival que lhe inspira tanto medo.

Pelo menos não tanto quanto o perigoso Coritiba, que vem fazendo uma excelente campanha no Brasileirão. E o que Tite precisa mesmo ganhar é neste domingo, após ter freado a ascensão no campeonato. Como vários times estão embolados, ganhar do Coritiba significa voltar a brigar pelo topo. Se perder cairá posições significativas na tabela de classificação.

Em razão deste “jogo de seis pontos”, Tite só deve “poupar” um atleta na partida deste domingo – o peruano Guerrero, que foi até a Coreia do Sul defender a sua seleção em amistoso e regressou ao clube na última sexta à tarde.

Tite carregou essa dúvida até o treino deste sábado, quando decidiu escalar Alexandre Pato, dando mais uma chance a ele como titular. Será a terceira partida que ele começa jogando. No meio de campo, Ibson ganha posição que era de Guilherme, que se machucou no empate da última quarta contra o Fluminense e ficará até dois meses afastado – ele sofreu uma grave lesão muscular.

Ibson vai mudar a maneira que o time vinha jogando porque é um meia mais ofensivo do que Guilherme. É um jogador mais infiltrador, como era Paulinho, insubstituível nas palavras de Tite. Ao colocar Ibson, para que o time não passe a ficar mais exposto, Edenílson vai ter de conter seu ímpeto e ir menos ao ataque para que o lado direito da defesa não fique descoberto.

Tite não abre mão de ter uma defesa sólida – é a melhor do campeonato, com apenas seis gols sofridos. O que ele pediu aos jogadores é melhorar o aproveitamento ofensivo. Um dos motivos de o Corinthians sofrer em várias partidas é a apatia do trio de ataque, que marcou só 13 gols. Isso reforça a tese de que, antes de pensar em poupar atletas no Brasileirão, o técnico precisa fazer que esse time deslanche na competição e brigue pelo título.

Voltar ao topo