Paraná Clube tem nova ‘prova de fogo’ na Série B

O Paraná Clube tem mais uma “prova de fogo” pela Série B. Desta vez, o adversário é a Chapecoense, sensação do campeonato, com dez vitórias em treze jogos. O duelo acontece no “alçapão” do time catarinense, a Arena Condá, às 16h20. O Tricolor precisa da vitória para se manter no G4 e, é claro, ganhar moral na briga pelo acesso. Dado Cavalcanti não confirmou o time, mas conta com as voltas de Paulinho e Reinaldo.

Dado preferiu não dar pistas sobre a formação que colocará em campo. Mesmo pouco afeito a mudanças radicais, não descarta ajustes, mesmo que de posicionamento, para assegurar um maior equilíbrio à sua equipe. O Paraná tem um dos desempenhos mais lineares desta competição. Por conta disso, se mantém há três rodadas na área de acesso. “Temos um time bem encaixado e com bons valores. Eles também terão que se preocupar com a gente”, avisou.

A tendência é que o Paraná entre em campo com a mesma formatação da última jornada, apenas com duas modificações: Paulinho na vaga de Tiago Silva e Reinaldo na de Kayke. No jogo contra o Boa Esporte, a movimentação e as constantes trocas de posição entre o quarteto mais avançado foram decisivas para a vitória. Desta vez, é claro, o Tricolor terá que apresentar outros cuidados. “Temos que evitar a bola parada deles, que é muito eficiente. Tanto com os zagueiros quanto com o Bruno Rangel, artilheiro da Série B”, avisou Dado.

A intenção do treinador é aplicar a mesma marcação vista na grande maioria dos jogos, com uma participação coletiva neste sistema. Foi assim que o Paraná, no primeiro tempo, “amarrou” o time do Palmeiras, no Pacaembu, há uma semana. “Só que a atenção terá que ser redobrada e constante. É um jogo onde não podemos errar”, lembra o atacante Reinaldo. Na prática, o centroavante jogará mais isolado, com as aproximações de Felipe Amorim, Paulo Sérgio e Lúcio Flávio, num 4-2-3-1, quando em posse de bola. Isso, é claro, se Dado não tirar nenhuma carta da manga.

Chapecoense

Invicta jogando na Arena Condá, a Chapecoense aposta no fator casa para seguir no encalço do Palmeiras. Apesar da vantagem momentânea do time paulista, o time do técnico Gilmar Dal Pozzo tem dois jogos a menos e, se mantiver o aproveitamento, pode assumir a ponta. Gilmar prevê um jogo difícil, pelo equilíbrio tático do Paraná. “É um time que ataca bem e se defende com qualidade. Tanto que tem a segunda defesa menos vazada da Série B. É preciso muita atenção”, analisou. Ele não antecipou a escalação, mas tem duas ou três estratégias traçadas.