Partida de amanhã pode colocar o Furacão no G4

O duelo contra o Criciúma, amanhã (18), às 18h30, na Vila Capanema, além de colocar o Atlético no G4 do Campeonato Brasileiro, pode fazer com que o time comandado pelo técnico Vágner Mancini iguale uma marca importante do Furacão na era dos pontos corridos. Se não perder para o Tigre, o Rubro-Negro somará sua oitava partida sem revés na competição nacional e vai igualar a seqüência invicta do Brasileirão de 2007, que é a segunda maior na história do clube. Desde 2003, a maior série sem derrotas do time atleticano aconteceu na Série A de 2004, quando ficou nada menos do que 18 jogos sem conhecer um resultado negativo.

Naquele ano, o time atleticano, comandado pelo técnico Levir Culpi, terminou o Brasileirão na segunda posição e por pouco não conquistou o bi-campeonato brasileiro. A seqüência sem derrotas do Atlético em 2004 começou com uma goleada por 4 x 0 sobre a Ponte Preta, na Arena da Baixada, na 19.ª rodada do certame, quando o Rubro-Negro ocupava a sexta posição. Daí em diante, nas 18 partidas que ficou sem perder, o Furacão conseguiu 12 vitórias e seis empates e alcançou a liderança da Série A.

Já em 2007, quando registrou sua segunda maior série invicta no Campeonato Brasileiro, o Atlético não foi tão bem e terminou a competição nacional na 12.ª colocação. Comandado por Ney Franco, a seqüência de invencibilidade do Furacão aconteceu na reta final do Brasileirão daquele ano. Começou na vitória por 2 x 0 sobre o Botafogo, no Joaquim Américo, na 29.ª rodada, quando o time atleticano estava na 15ª posição, e terminou na 36ª volta do certame, com o Rubro-Negro livre do rebaixamento, ocupando a 10ª colocação na tabela.

Mesmo se perder para o Criciúma, o Atlético de 2013 conseguiu igualar a série invicta do clube em outras duas edições do Campeonato Brasileiro, quando ficou sete partidas sem conhecer derrota. Aconteceu na Série A de 2010, quando o Furacão terminou na 5ª posição, e na competição nacional de 2011, quando o Rubro-Negro amargou o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, a menor seqüência sem perder do Atlético na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro aconteceu na edição de 2009 do certame. Naquele ano, o time atleticano conseguiu ficar no máximo quatro partidas sem perder.

Além do duelo contra o Criciúma, o Atlético terá mais um jogo dentro de casa, diante do Botafogo, no próximo domingo. Se mantiver a invencibilidade que tem jogando em seus domínios no Campeonato Brasileiro, o time do técnico Vagner Mancini, além de entrar de vez na briga por uma vaga na Libertadores, começará também a marcar pontos positivos na história do Furacão.

Voltar ao topo