Coritiba quer superar péssimo retrospecto como visitante

Para cumprir com o planejamento traçado para o Campeonato Brasileiro e, ao menos assegurar vaga para a Libertadores do ano que vem, o Coritiba terá que superar seu péssimo retrospecto como visitante. Desde 2011, ano em que retornou à elite do futebol brasileiro, o Alviverde conquistou somente 7 vitórias em 44 partidas como visitante – ou inexpressivos 15,9% de aproveitamento. Em paralelo aos números, a equipe terá na próxima semana uma mini-maratona fora de casa, que se inicia a partir de amanhã, contra o Corinthians, e tem pela frente ainda o Vitória, quarta-feira (21) pela Sul-Americana, e o Criciúma, no sábado (24) novamente pelo Brasileiro.

O calcanhar de Aquiles do Coritiba tem sido a falta de vitórias fora de casa. Se o clube tivesse um desempenho superior nos anos anteriores, a cobiçada vaga para a Copa Libertadores já teria sido alcançada. E chances não faltaram. Em 2011, apesar de ter somado apenas três triunfos atuando longe do Couto Pereira, o Alviverde se manteve vivo na busca pelo G4 até os últimos capítulos do campeonato.

Na oportunidade a equipe, inclusive, entrou na rodada final em vantagem sobre os demais concorrentes, bastando apenas bater o coirmão, e já rebaixado Atlético, fora de casa. Não conseguiu, terminando três pontos atrás do Internacional, último classificado para a competição continental. Ano passado, também com apenas três vitórias fora de casa, o Coxa passou longe do objetivo, limitando-se a brigar apenas para escapar do rebaixamento.

Na atual campanha, em seis partidas como visitante até aqui o time trouxe na bagagem apenas uma vitória. Por isso o pensamento do grupo amanhã, contra o Corinthians, mais do que obter seu segundo triunfo fora é recuperar os pontos perdidos em casa nas últimas rodadas, contra Vasco (0x1) e Portuguesa (1×1).

Tabu

O Coritiba venceu o Corinthians, no Pacaembu, palco da partida de amanhã à tarde, uma única vez, e há 42 anos: 3×2 pelo Brasileiro de 1971, gols de Leocádio, Paquito e Tião Abatiá.

Em crescente na atual edição do campeonato, a equipe paulista somou 11 dos últimos 15 pontos disputados e está invicta há 7 partidas. “Sabemos que temos um jogo duro e vai ser uma decisão, porque se eles vencerem passam a gente. Vamos fazer de tudo pra que não aconteça. A gente tem que voltar a vencer, independente de onde for o jogo. Nesse campeonato os times que têm jogado fora estão conseguindo pontuar, ficam atrás da linha da bola então fica muito difícil de entrar. Vamos ver a estratégia que o Marquinhos vai montar pra gente vencer o Corinthians”, disse o lateral-direito Victor Ferraz.