“Touro do Paraná” recebe homenagem do Motorcycle

O Brasil Motorcycle Show, salão premium de motociclismo que acontece dias 22, 23 e 24 de novembro no Expo Renault Barigui, já é o assunto mais comentado nas rodas de motociclistas da cidade. Depois de apresentar alguns patrocinadores e parceiros, a notícia da vez sobre o megaevento é uma bela homenagem que será concedida no local a um grande ícone na história do motociclismo. Falamos do saudoso piloto Nivanor Bernardi, conhecido como “Touro do Paraná”.

A paixão de Bernardi por moto começou desde cedo, aos 11 anos, e ainda menino já era um exímio admirador do veículo de duas rodas. Na década de 70, quando o motocross ainda era desconhecido no país, o piloto já mostrava a que veio, e cada vez mais se superava nas competições. Entre todos os anos que competiu, o Touro do Paraná ganhou inúmeros títulos paulistas e nacionais, teve grandes participações e importantes colocações em competições internacionais. Isso mesmo, no exterior Bernardi tinha outro apelido, ficou conhecido como “El Tigre” após ganhar de forma incrível a prova “Motocross de las Américas”, no Uruguai.

Com 37 anos Bernardi parou de competir, pois o Motocross estava se alterando, se transformando em Supercross. Seu peso não contribuía para provas de salto e a idade também não o ajudava mais.

Devido a uma insuficiência hepática, Bernardi faleceu dia 24 de abril de 1995, aos 45 anos. De herança deixou uma carreira de 16 anos, com nove campeonatos brasileiros, quatro paulistas, um latino-americano, três Campeonatos das Américas, uma 24 horas de Interlagos, e o bicampeonato do Hollywood Motocross. Entre centenas de troféus conquistados, destaque para o Capacete de Samurai que o piloto ganhou ao ser recebido pelo Príncipe Ayquito, Imperador do Japão. Prova de que Bernardi merece ser lembrado e homenageado sempre.

Voltar ao topo