Ponte Preta defende tabu para confirmar a reabilitação

A Ponte Preta está embalada com a vitória sobre o Criciúma, por 3 a 1, e espera confirmar a reação no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, mas a tarefa será bastante complicada. O time campineiro enfrenta o Vitória, às 21 horas, no estádio Barradão, em Salvador, pela 14.ª rodada. Os números, porém, estão do lado dos alvinegros, que defendem um tabu histórico.

Em jogos válidos pela elite do Brasileirão, os dois times se enfrentaram 12 vezes, sendo oito vitórias da Ponte Preta e quatro empates. A última vez aconteceu em dezembro de 2004 e não traz boas lembranças para os baianos. Com a derrota por 2 a 1, em pleno Barradão, o Vitória teve decretado o rebaixamento para a Série B.

Nas últimas três rodadas, a Ponte Preta conquistou dois empates – 1 a 1 com Vasco e Fluminense – e uma vitória sobre o Criciúma. Os resultados positivos distanciaram o time campineiro da zona de rebaixamento. Atualmente, os comandados de Paulo César Carpegiani estão na 13.ª colocação, com 15 pontos, quatro a menos que o Vitória, oitavo colocado.

Ao invés de realizar um coletivo nesta terça, o treinador se reuniu com os jogadores nos vestiários por cerca de uma hora para falar sobre o adversário da próxima rodada. A preocupação está justamente em relação ao sistema ofensivo do Vitória. Por isso, o lateral-direito Régis, que atuou na esquerda contra o Criciúma, dá lugar para o zagueiro Ferrón. Assim, Diego Sacoman fará a função de lateral. Isso já aconteceu no empate com o Vasco, em São Januário.

A outra mudança é no meio de campo. O volante Baraka retorna depois de cumprir suspensão automática e Magal fica apenas como opção no banco de reservas. Sem maiores problemas, Carpegiani vai manter o restante do time que venceu o Criciúma, inclusive com Uendel, ex-titular da lateral esquerda como segundo volante.

O lateral-direito Luís Advíncula e o meia Ramírez foram convocados para a seleção peruana e continuam de fora, assim como o volante Fernando Bob, lesionado.

Esta partida no Barradão também vai ser marcada por alguns reencontros. Os atacantes William e Rildo acumulam passagens pelo Vitória, assim como Paulo César Carpegiani, um dos responsáveis pelo acesso no ano passado na Série B. Por outro lado, o meia Renato Cajá reencontra a Ponte Preta depois de se destacar com a camisa alvinegra em suas duas passagens (2008 e 2011).

Voltar ao topo