Gols no final impedem o Furacão de lutar pelo topo

Em franca recuperação no Campeonato Brasileiro, o Atlético por pouco não conseguiu ingressar pela primeira vez no G4. O gol sofrido nos instantes finais de partida no empate por 2×2 contra o Internacional, domingo, em Novo Hamburgo, colocou em xeque novamente a eficácia do sistema defensivo atleticano. Esta não foi a primeira vez que a defesa do Furacão foi vazada nos minutos derradeiros de jogo no Brasileirão e, se não fossem os gols tomados no final de algumas partidas, o Rubro-Negro, além de figurar na área de acesso a uma vaga na Libertadores, poderia estar brigando pela liderança da Série A.

Os gols sofridos no final das partidas custaram caro ao Atlético. Dos 13 jogos realizados até agora no Brasileirão, a defesa atleticana sofreu sete gols nos minutos finais de seis. Assim, a desestabilidade do setor defensivo do Furacão nos instantes finais de alguns jogos custou a perda de sete pontos, que hoje poderiam colocar o clube na liderança da Série A com 27 pontos.

A primeira vez que o Rubro-Negro tomou gols no final de um jogo foi no empate por 2×2 diante do Flamengo, em Joinville. Neste duelo, o Atlético vencia por 2×0, cedeu o empate ao time carioca nos últimos dez minutos de partida e deixou de somar dois pontos. Na rodada seguinte, diante da Ponte Preta, a zaga do Furacão voltou a sofrer gols no final da partida, mas desta vez o prejuízo não foi tão grande, já que o time atleticano venceu o duelo contra o Macaca por 4×3, com o gol da vitória marcado por Marcão nos acréscimos do jogo.

Ainda sob o comando do técnico Ricardo Drubscky, a história se repetiu na rodada seguinte. Diante do Vitória, fora de casa, o Atlético foi derrotado por 3×2 com gol do time baiano marcado aos 42 minutos da etapa final por Escudero. O técnico Vagner Mancini não ficou pra trás neste quesito e já sentiu por duas vezes a vitória escapar por entre os dedos nos minutos finais de partida.

Além de ver o Internacional conseguir a igualdade no domingo, aos 42 do 2º tempo, o atual treinador atleticano já havia sofrido com isso no empate por 1×1 contra o Grêmio. Na Vila Capanema, depois de o Atlético sair vencendo, o atacante Barcos igualou o jogo para o tricolor gaúcho aos 38 da etapa final e impediu que o Furacão somasse mais dois pontos preciosos no Brasileirão.

Mas se por um lado a defesa atleticana tem sido o ponto fraco do Atlético no Brasileirão, o setor ofensivo não tem deixado a desejar. Até agora, o time anotou 23 gols e tem o segundo ataque mais positivo da Série A. O Furacão está atrás somente do Cruzeiro, que fez até agora 25 tentos na competição nacional.