Série A

Coritiba vacila e tem sua primeira derrota em casa no Brasileirão

Pedro Ken, formado nas categorias de base do Coritiba, foi o algoz do Alviverde ao balançar a rede do ex-clube aos 5 minutos do primeiro tempo – em uma jogada de rebote desconcertante para a zaga coxa-branca.  Com essa ofensiva, o Coritiba se mostrou em perigo durante todo o primeiro tempo, tanto que a primeira jogada perigosa na área vascaína aconteceu somente aos 26 minutos.

Nem mesmo Alex e Deivid deram conta do recado. Com Juninho Pernambucano, o time do Rio de Janeiro chegava com mais força ao gol de Vanderlei, oferecendo perigo à zaga alviverde. Para tentar parar as jogadas, o elenco curitibano usou da força, como no lance em que o equatoriano Tenório recebeu uma cabeçada de Emerson e precisou deixar o campo.

Esse ritmo de lentidão foi o clima do primeiro tempo no Couto Pereira, o que acabou por tirar toda a empolgação da torcida. Sem força, Alex acabaria por deixa o time – após sentir um desconforto muscular, dando lugar a Bottinelli.

Perda de fôlego

O Coritiba vem com mais força para a segunda metade do embate, conseguindo maiores chances de contra-ataque. No entanto, o que realmente aconteceu foi um festival de cartões amarelos, com “inauguração” de Pedro Ken.  As duas equipes estavam perdidas em campo, como se não houvesse um objetivo específico.

A situação mudou com a entrada de Marlone, no lugar de Juninho Pernambucano, que levou um cartão amarelo, após carrinho em Gerado. A impressão que se tinha é de que os dois times perderam o fôlego: enquanto o Vasco tentava segurar o placar, o Coritiba se defendia para não tomar um outro gol.

Apesar da derrota, o Coxa não deixa a terceira colocação na tabela do Brasileirão. Entretanto, o resultado marca a primeira derrota do Alviverde em casa e a primeira vitória de Dorival Junior, técnico do Vasco, fora de casa.  

Veja na galeria de fotos o jogo do Coxa.