Palmeiras tem volta de Valdivia para manter liderança

Poupado na vitória por 2 a 1 sobre o São Caetano, na última terça-feira, o meia chileno Valdivia volta neste sábado ao Palmeiras para enfrentar o Paraná, a partir das 16h20, no Pacaembu, com o objetivo de reorganizar o meio-de-campo e manter o embalo palmeirense na Série B do Brasileiro. O time está invicto há oito rodadas (sete vitórias e um empate) e lidera a competição.

Sem o meia chileno, a equipe teve muita dificuldade para criar as jogadas e só marcou dois gols na terça-feira graças a um belo lance individual de Alan Kardec e uma bola lançada para a área que Henrique mandou para a rede. Contra o São Caetano, Valdivia interrompeu uma sequência de seis jogos para que o desgaste físico não se transformasse em nova lesão muscular.

O problema é que Mendieta, seu substituto, não deu conta do recado. O meia paraguaio não rendeu como nos tempos de Libertad, quando chamou a atenção do Palmeiras para contratá-lo, e errou lances fáceis. Depois, admitiu que ainda lhe falta confiança e que está em fase de adaptação ao Brasil.

Pendurado com dois cartões amarelos, Valdivia já avisou que vai forçar o terceiro neste sábado para cumprir suspensão na terça-feira, quando o Palmeiras enfrenta o Joinville – o chileno estará com a seleção do seu país, porque no dia seguinte participa de um amistoso contra o Iraque, na Dinamarca. É muito provável que ele também não atue no dia 17 de agosto, diante do Paysandu.

O volante Charles volta de suspensão. Assim, o técnico Gilson Kleina abandona o esquema com três atacantes utilizado diante do São Caetano, quando escalou Ananias para formar o trio de frente com Leandro e Alan Kardec, e retoma o 4-4-2.

Como a briga pela liderança com a Chapecoense está apertada (são apenas dois pontos de vantagem) e deve se manter assim, uma vitória neste sábado significará abrir larga vantagem para um concorrente direto pelo acesso. O Paraná tem 23 pontos, oito a menos do que o Palmeiras, e não perde há nove rodadas.

“Vamos enfrentar um adversário que está na zona de classificação. A gente pode aumentar a nossa gordura e isso é importante. Uma coisa fundamental na Série B é monitorar o quinto colocado. Tem muita estrada pela frente e não podemos perder essa toada”, disse Gilson Kleina.

A empolgação da torcida com a boa fase da equipe é enorme. A expectativa para o jogo deste sábado é de recorde de público do Palmeiras no Pacaembu na Série B. A melhor marca até agora foi contra o ABC: 22.488 pagantes.

Gilson Kleina, no entanto, pede cautela. “Eu, como treinador, tenho de passar para o elenco que não ganhamos nada. Temos de entender que o time é líder e temos de lutar pela vitória a cada jogo. Não podemos entrar na zona de conforto. A Série B é muita correria e pegada”, avisou.

Voltar ao topo