Coxa quer a primeira vitória longe do Couto Pereira

Atual 3.º colocado, o Coritiba enfrenta o Grêmio hoje às 21h, na Arena do Grêmio, disposto a reencontrar o caminho das vitórias no Campeonato Brasileiro. Mais que isso, o pensamento é conquistar, pela primeira vez na competição, três pontos fora de casa, e se manter entre os líderes. Sem poder contar com Alex, que não reuniu condições de jogo por conta de uma entorse no tornozelo, e ainda com o suspenso Bottinelli, a grande novidade do time é o retorno de Deivid ao comando do ataque alviverde.

O objetivo do Coritiba no compromisso desta noite, pela 12.ª rodada do Brasileiro, contra o Grêmio, é claro e objetivo: voltar para casa trazendo pontos na bagagem. Ainda mais após ter amargado sua primeira derrota na competição sábado passado, contra o Cruzeiro (1×0). O time entra em campo com algumas alterações, técnicas e táticas.

Embora improvável, existe a chance de que Marquinhos Santos altere o sistema tático, atuando num 3-5-2 e promovendo a entrada de Emerson na cozinha alviverde. De certo mesmo, é que pela segunda partida consecutiva o treinador não poderá contar com o meia Alex. Havia a expectativa que o jogador, que se recupera de uma entorse no tornozelo, participasse do treinamento de ontem pela manhã realizado no Couto Pereira, com portões fechados e, consequentemente, fosse relacionado para a viagem até Porto Alegre. Mas, sem contar ainda com 100% de sua capacidade física, Alex volta a atuar somente diante do Vasco, no domingo. Com isso o volante Gil segue entre os titulares, assim como o meia Lincoln, que ganhou a braçadeira de capitão e será o articulador das jogadas diante do tricolor gaúcho. Com o desfalque do meia argentino Bottinelli, que cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, Geraldo deve compor o ataque ao lado de Deivid. Sem atuar desde a 8.ª rodada, dia 21/7 contra o Santos (2×2), Deivid se recuperou de uma entorse no joelho direito em duas das três semanas previstas pelo departamento médico. “Por termos tantos jogos no calendário brasileiro você acaba se lesionando, mas faz parte. Vinha tratando de manhã, tarde e noite com os fisioterapeutas do clube. Ainda estou com um pouco de dor, mas depois que você passa dos 30 é difícil jogar uma partida sem dor”, afirma o jogador.

Experiente, Deivid sabe que o baixo rendimento da equipe, que atuando fora de seus domínios conquistou somente quatro dos 15 pontos em disputa 26,6% de aproveitamento , não condiz com as pretensões do clube dentro do Brasileiro. Por isso, o vice-artilheiro do time no campeonato, com três gols, prega uma postura agressiva frente ao Grêmio, para não se distanciar dos líderes. “Um time que quer ser campeão, não pode ser caseiro. Estamos em terceiro, a três pontos do (líder) Botafogo (20 a 23), e não podemos nos distanciar. Estamos tentando colocar isso na cabeça dos mais jovens. Às vezes você perder três jogos e ganhar dois é melhor que empatar cinco. E pra ser campeão você tem que correr riscos, tem que jogar pra frente. Temos que jogar pra cima, fazer uma grande partida diante do Grêmio e buscar os três pontos”, finaliza.