Campeonato Alemão terá teste sanguíneo contra doping

Os responsáveis pela organização do Campeonato Alemão revelaram nesta quarta-feira que planejam incrementar os exames antidoping com a realização de testes sanguíneos nesta temporada, embora tenha afirmado que não existem evidências de que o doping seja um problema no futebol.

O presidente da Federação Alemã de Futebol, Wolfgang Niersbach, disse nesta quarta que a decisão de iniciar os testes de sangue foi tomada antes da publicação de um estudo que revelou um programa de doping apoiado pelo governo para os atletas da Alemanha Ocidental na década de 1970. Uma parte do relatório diz que três jogadores alemães apresentaram vestígios de um estimulante proibido na Copa do Mundo de 1966.

O dirigente da liga alemã de futebol, Andreas Retting, indicou que deseja “controles mais rigorosos”, ainda que “não tenha indicações” de doping. Os exames não serão feitos neste fim de semana, quando começa o Campeonato Alemão, por falta de tempo. A federação e Agência Nacional Antidoping da Alemanha ainda estão trabalhando em um contrato para os testes, que serão conduzidos pela agência.

Testes de sangue para substâncias proibidas estão sendo usados em muitos dos principais esportes nos últimos anos. “É o sinal certo começar os testes no Campeonato Alemão, uma decisão tomada antes dos últimos acontecimentos”, disse Niersbach.