Após ouro, Cielo diz que pode melhorar nos 50m livre

Cesar Cielo conquistou no último fim de semana o inédito tricampeonato mundial na prova dos 50 metros livre, em Barcelona, ao marcar o tempo de 21s32, mas acredita que ainda pode evoluir. Nesta quarta-feira, o brasileiro avaliou que pode baixar em até 0s2 a sua marca, desde que apresente evolução nos primeiros 25 metros da prova.

“Posso melhorar muito nos primeiros 25 metros. Para o Mundial, procurei melhorar a parte nadada”, disse Cielo, que realizou cirurgia nos dois joelhos, que ainda não estão 100% recuperados, o que o impede de realizar alongamentos com facilidade.

Antes do triunfo nos 50 metros livre, Cielo faturou o ouro nos 50 metros borboleta no Mundial. E ele disse que apenas essa primeira medalha já valeu todo o esforço feito durante a preparação. “Fui para Barcelona com o objetivo de tirar o melhor de cada prova. O primeiro ouro já justificou toda a preparação”, disse. “Me senti recompensado pela fisioterapia de segunda a segunda, e todo sofrimento”, completou.

Cielo repetiu que ficou surpreso com a conquista da medalha de ouro nos 50 metros livre, mas destacou que a vitória veio graças a um desempenho perfeito na prova. “O ouro dos 50 metros livre foi uma surpresa pelo nível da semifinal e pelo que nadou o (Florent) Manaudou (primeiro colocado nas semifinais)”, disse. “Foi uma das provas em que melhor encaixei o que treinei”.

O brasileiro, que chorou no pódio durante a execução do Hino Nacional, explicou ter se emocionado pela forma como conseguiu vencer a final dos 50 metros livre em Barcelona. “Me coloco tanta pressão que me emocionei muito. Para mim, é tudo ou nada. Foi a prova e ouro mais emocionantes da minha carreira”, comentou.

Para Cielo, os seus resultados no Mundial mostraram que ele acertou ao decidir trocar de técnico – agora, ele é treinado pelo norte-americano Scott Goodrich. “O aspecto profissional fala mais alto, a minha vida é que encaixa na natação”, disse. “A decisão foi em função do resultado, senti que ele estava com o olhar para me ajudar a buscar resultado. Fiz uma aposta boa”, afirmou.

Voltar ao topo