Jogador é suspenso por 10 partidas na Itália por racismo

Um jogador de futebol foi suspenso por 10 partidas na Itália depois de ter dirigido insultados raciais a um adversário. Esta foi a primeira vez em que foram utilizadas as novas regras antidiscriminação no país. Gaetano Iannini, que joga pelo Matera, da quinta divisão italiana, recebeu a longa pena da Liga de Futebol da Itália por “dirigir um insulto de discriminação racial contra um adversário”.

Em razão do incidente, Iannini foi expulso durante a derrota da sua equipe para o Sudtirol, da terceira divisão da Itália, por 2 a 0, no último domingo. Assim, com essa punição, a liga italiana mostra que as novas regras antidiscriminação que foram introduzidas em junho, devem provocar punições pesadas.

Na última temporada, o futebol italiano registrou vários casos de racismo, como em uma partida entre Roma e Milan, que chegou a ser paralisada em razão de cânticos destinados ao atacante Mario Balotelli. Antes, em um amistoso contra o Pro Patria, os jogadores do Milan abandonaram a partida após Kevin-Prince Boateng também ser alvo de insultos de torcedores.

A pena imposta nesta quarta pela liga italiana supera a que foi dada a Luiz Suárez em 2011 na Inglaterra. Naquela oportunidade, o atacante do Liverpool pegou um gancho de oito partidas por proferir insultos raciais contra o lateral-esquerdo Patrice Evra, do Manchester United.

Voltar ao topo