Brasil arrasa na estreia do Sul-Americano de Vôlei

Na primeira partida após a derrota na decisão da Liga Mundial para a Rússia, a seleção masculina de vôlei não teve trabalho nesta terça-feira em sua estreia no Campeonato Sul-Americano, que está sendo disputado na cidade de Cabo Frio (RJ). Contra o Paraguai, que nem conseguiu marcar pontos suficientes para ganhar um set, o Brasil venceu por 3 a 0 – com parciais de 25/7, 25/9 e 25/5, em apenas 58 minutos.

A competição na cidade carioca é disputada por cinco seleções em sistema de todos contra todos em um turno. Ao final das cinco rodadas, os dois primeiros colocados garantirão vaga no Mundial de 2014, que será realizado na Polônia. Nas 29 edições já realizadas, o Brasil conquistou 28 títulos. O time verde e amarelo só não participou da competição em 1964, na Argentina, quando o título ficou com os donos da casa.

Nesta primeira rodada, a Argentina teve um pouco mais de trabalho para ganhar do Chile por 3 sets a 0 – com parciais de 25/20, 25/12 e 25/23. Brasileiros e argentinos são os grandes favoritos para ficar com as duas vagas do Mundial e deverão fazer a “final” na última rodada, no próximo sábado.

Pela segunda rodada, nesta quarta, o Brasil enfrentará a Colômbia, que fará a sua estreia na competição, às 20h30. No primeiro jogo do dia, às 17h30, o Chile jogará contra o Paraguai.

O ponteiro Lipe foi um dos destaques da partida. O jogador marcou 12 vezes e saiu de quadra como maior pontuador, além de ter ficado o tempo todo em quadra, mesmo após as alterações da equipe titular. “Dava para ver que eles têm um time inferior ao nosso e notamos isso desde o primeiro set. Mas entramos em quadra para fazer a nossa parte bem feita e foi assim. Fizemos tudo para manter o alto nível do nosso trabalho”, comentou.

O ponteiro Maurício Borges entrou no segundo set e foi responsável por seis pontos. “Fizemos tudo que treinamos. Somos superiores, mas não podemos desprezar o adversário em momento algum. Jogamos com seriedade e deu tudo certo”, disse.

O técnico Bernardinho também falou sobre o confronto. Embora não tenha sido no nível em que a seleção brasileira está acostumada a jogar, o treinador brasileiro tirou uma lição da partida desta terça. “Sabemos que há uma diferença entre as duas equipes. Eles não têm um nível alto, mas o importante é ter respeito, fazer o nosso papel bem feito. O time jogou com seriedade e o tempo todo demonstrou respeito ao time do Paraguai. O Sul-Americano está um pouco abaixo do que estamos acostumados a jogar, mas é um campeonato importante. Se ganhamos, é mais um título, sem grande repercussão, mas, se perdemos, vamos ser cobrados”, destacou.

Voltar ao topo