Rio receberá Ibero-Americano de Atletismo visando Jogos

O Rio recebeu nesta terça-feira a confirmação de mais um evento-teste para os Jogos de 2016. A cidade vai sediar, no Engenhão, o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo de 2016, que deverá ser realizado meses antes da disputa da Olimpíada. A decisão foi tomada durante reunião da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), em Moscou.

Os dirigentes que estão na Rússia para o Congresso da Associação Internacional das Federações de Atletismo (Iaaf), que acontece na véspera do Mundial, aproveitaram para tomar decisões quanto à AIA.

Eles decidiram que os dois próximos Campeonatos Ibero-Americanos serão no Brasil. O de 2014 já estava marcado para acontecer no País e o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes, avisou que a sede está entre Belém (PA) e São Paulo.

Toninho também pediu para que a competição seja realizada no Brasil em 2016. “Queremos que o Ibero de 2016 seja o evento-teste para o torneio olímpico dos Jogos do Rio”, disse ele. A proposta de realizar a competição no Engenhão foi aprovada por unanimidade. O Estádio Olímpico João Havelange, hoje interditado, receberá as competições de atletismo na Olimpíada.