Em boa fase, Atlético espera casa cheia contra o Bahia

As três vitórias seguidas e a confirmação da ascensão do Atlético no Campeonato Brasileiro podem trazer de volta a torcida atleticana aos jogos do Furacão. O Rubro-Negro, que não recebe um grande público desde o seu último jogo na Arena da Baixada, em dezembro de 2011, quando venceu o clássico contra o Coritiba por 1 x 0, deve ver novamente o torcedor comparecer em peso no duelo de amanhã, às 21h, diante do Bahia, na Vila Capanema. O jogo pode, inclusive, colocar o Furacão pela primeira vez no G-4 do Brasileirão.

Depois dos dois resultados positivos obtidos fora de casa, diante da Portuguesa (3 x 2) e Atlético-MG (2 x 1), a vitória contra o Goiás por 2 x 0, anteontem, na Vila Capanema, marcou a melhor presença de público do Atlético nos jogos em Curitiba na temporada. Diante do time goiano, 8.883 pagantes acompanharam o terceiro triunfo seguido do Rubro-Negro no Brasileirão. Com isso, a média de público do Furacão na competição nacional é agora de 7.113 torcedores por partida.

Antes, o melhor público registrado pelo Atlético no Brasileirão aconteceu na Arena Joinville, quando 8.986 pessoas pagaram para assistir o empate por 2 x 2 com o Flamengo. O primeiro jogo do Furacão em casa, na Série A, diante do Cruzeiro, registrou o pior público atleticano, quando apenas 3.366 comparecem à Vila Olímpica. Nos outros dois jogos em casa, ambos na Vila Capanema, a presença da torcida atleticana foi um pouco melhor. Contra o Grêmio, 7.531 torcedores acompanharam o jogo e, diante do Corinthians, o público pagante foi de 6.799.

Ver os jogos do Atlético com grandes públicos se tornou cada vez mais raro depois que a Arena da Baixada, em dezembro de 2011, foi fechada para reforma a fim de receber os jogos da Copa do Mundo do ano que vem. No último jogo do Furacão no Joaquim Américo, pela última rodada do Brasileirão daquele ano, 17.754 torcedores acompanharam a vitória no clássico sobre o Coxa, mas que não serviu para evitar o rebaixamento do time atleticano para a Série B.

Daí em diante, o Atlético adotou alguns estádios para mandar seus jogos, a torcida atleticana foi se afastando cada vez mais das partidas do Furacão e o clube não conseguiu colocar mais de 10 mil pessoas em seus compromissos. Na Série B do ano passado, por exemplo, o clube registrou a média de 3.376 torcedores por jogo. No Campeonato Paranaense deste ano, a média registrada pelo Rubro-Negro foi de 3.444 expectadores.