Santos admite crise e conselheiros exigem renúncia

O Santos aposta numa vitória ou empate contra o Corinthians, quarta às 21h50, na Vila Belmiro, para sufocar a crise que se instalou no clube com o vexame de Barcelona. O recado foi passado pelos dirigentes ao treinador Claudinei Oliveira e aos jogadores de que todos correm risco. Ao mesmo tempo, conselheiros influentes exigem a renúncia do presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro e dos outros oito membros do Comitê Gestor, e a marcação de novas eleições. O Conselho Deliberativo vai se reunir nesta terça informalmente para tentar contornar a crise no campo político.

O primeiro dia útil do Santos após à goleada por 8 a 0 sofrida no amistoso contra o Barcelona, na Espanha, foi de muitas reuniões e lavagem de roupa suja, mas nenhuma decisão prática foi tomada. O presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro vai continuar licenciado até o dia 8. O Comitê Gestor, que normalmente se reúne às quartas-feiras, realizou uma sessão extraordinária nesta manhã e a conclusão a que os oito membros chegaram foi de que todos no futebol tem responsabilidade na crise e que se o time não der uma resposta em campo no clássico contra o Corinthians, serão tomadas medidas drásticas.

“Eu falei aos jogadores que estamos numa crise e citei a frase do ex-presidente dos Estrados Unidos John Kennedy que diz que a palavra crise em chinês tem apenas dois caracteres: um significa perigo e o outro oportunidade. Foi uma cobrança com o rigor necessário e eles entenderam que esse é o momento só deles para reverter em campo a crise e reconquistar a confiança do torcedor”, disse o presidente em exercício Odílio Rodrigues.

Ele admitiu ter errado até na autorização dada ao gerente de comunicação social, Arnaldo Hase, sábado à noite, para colocar no site do clube a nota oficial em que o Comitê assumiu inteiramente a responsabilidade pelo desastre que manchou internacionalmente a história santista. “Estava fora do clube, autorizei a divulgação, mas depois ao ler direito a nota, me arrependi e voltei atrás”, justificou-se.

Na reunião com Claudinei, Edu Dracena, Léo, Arouca, Cícero e Montillo, os dirigentes pediram ao capitão Dracena cobre também os jogadores mais jovens. No meio à crise, chegou-se a cogitar a contratação imediata de Abel Braga para mudar o ambiente de velório entre os jogadores a poucas horas de um jogo tão importante quanto o de quarta. Mas Odílio garante que no momento o Santos não negocia com nenhum treinador. “Eu disse ao Claudinei que se o Santos decidir pela contratação de um novo técnico, ele será o primeiro a saber e que irá fazer parte da nova comissão técnica”, garantiu o dirigente.

Depois da reunião dos jogadores com os dirigentes, os jogadores realizaram treino de dois toques. Nesta terça, Claudinei deve definir o time para enfrentar o Corinthians. É provável que da defesa que vinha jogando, apenas Edu Dracena seja mantido, com a entrada dos novos laterais, Cicinho e Mena, e do garoto Gustavo Henrique na zaga. Renê Júnior poderá voltar do meio de campo no lugar de Leandrinho. No ataque devem ser mantidos Neilton e Thiago Ribeiro.

Voltar ao topo