Coxa alcançou um feito histórico no Brasileirão

A derrota para o líder Cruzeiro, sábado passado, decretou o fim da maior série invicta do Coritiba em Campeonatos Brasileiros e colocou o time de 2013 na história do clube. Nas 31 participações que contabiliza até aqui, nunca o Alviverde havia se mantido invicto por 10 partidas numa mesma edição.

A marca histórica é ainda maior se somada ao retrospecto no Brasileiro do ano passado.

Nesse sentido, o recorde de invencibilidade do Coxa é de 11 jogos, já que em 2012 a equipe bateu o Figueirense por 3 x 0 na última rodada. Antes da atual campanha, o Alviverde nunca havia passado mais de nove jogos sem perder – condição conquistada em cinco oportunidades. A primeira veio em 1972, quando o timaço que contava com Jairo, Hermes, Nilo, Hidalgo, Krüger, Leocádio, Zé Roberto e Dirceu conquistou cinco vitórias e quatro empates.

Na campanha de 1980, a equipe acumulou sete vitórias e dois empates. A expressiva campanha do time de 1998, que tinha como base Régis; Márcio Goiano, Flávio, Gélson Baresi e Rubens Junior; Struway, Luis Carlos, João Santos e Sandoval (Brandão); Macedo e Cleber Arado, fez com que o número fosse alcançado por duas vezes. No ano seguinte mais nove jogos sem perder, com cinco vitórias e quatro empates.

Os jogadores reconhecem a façanha de terem seus nomes cravados na história do clube, mas por as disputas da competição estarem a todo vapor evitam comemorar. Para o volante William o foco, após a perda da invencibilidade, está totalmente voltado ao Grêmio, próximo adversário. “Uma hora a gente ia perder, então é trabalhar e pensar no Grêmio”, disse.

Longe do receorde

Apesar de expressivos, os 10 jogos sem derrotas alcançados nem de perto se aproximam do recorde de invencibilidade em uma única edição do Brasileirão. A marca, aliás, pertence a clubes bem conhecidos pelo Alviverde: o rival Atlético (2004) e o Bangu, vice-campeão brasileiro (1985), com 18 jogos invictos. Já o Botafogo é dono da impressionante seqüência de 42 partidas de invencibilidade, conquistada entre 1977 e 1978.