Brasil vence México e conquista Super Four de basquete

A seleção brasileira masculina de basquete começou bem a preparação para a Copa América da Venezuela e, neste domingo, garantiu o título do torneio Super Four, disputado na cidade de Salta, na Argentina. Depois de passarem pelo Uruguai na estreia, os comandados de Rubén Magnano derrotaram na decisão o México, por 94 a 68.

A conquista foi alcançada apesar dos muitos desfalques. Tiago Splitter, Nenê, Anderson Varejão, Lucas Bebê, Vitor Faverani e Leandrinho pediram dispensa da seleção, enquanto Paulão Prestes e Augusto Lima, lesionados, também ficaram de fora. Com isso, o Brasil disputou o torneio com um time bastante modificado, repleto de jovens jogadores.

Os destaques do título, no entanto, foram nomes já conhecidos do torcedor. Neste domingo, o pivô Rafael Hettsheimeir voltou a dominar o garrafão, como havia feito diante dos uruguaios no sábado, e terminou a partida com 14 pontos e oito rebotes. Mas os cestinhas foram o armador Vitor Benite e o ala Guilherme Giovannoni, com 17 pontos cada.

O time brasileiro conseguiu abrir vantagem no segundo quarto, depois de um início equilibrado. A seleção venceu a parcial por 35 a 19 e voltou para o segundo tempo apenas com a tarefa de manter a liderança. No último período, ainda voltou a mostrar sua superioridade e disparou novamente.

Apesar do vice, o México volta para casa satisfeito, depois de ter sido a surpresa do torneio ao eliminar os anfitriões, os argentinos, no sábado, com uma inesperada vitória por 67 a 55.

A seleção brasileira agora segue sua preparação e volta à quadra para um amistoso diante do Uruguai em São Carlos-SP, na quarta-feira. Depois, participará de outra edição do Super Four, desta vem em Anápolis-GO, no final de semana que vem; de um amistoso com o México, em Osasco-SP (13 de agosto); e da Copa Tuto Marchand, em San Juan, Porto Rico (22 a 26 de agosto).

Na Copa América, na Venezuela, o Brasil está no Grupo A e terá como adversários na primeira fase as seleções de Porto Rico (30 de agosto), Canadá (1º de setembro), Uruguai (2) e Jamaica (3). Os quatro primeiros colocados no torneio se classificam para o Mundial.

Voltar ao topo